Levar um bolo de aniversário para um restaurante é uma prática comum em várias celebrações. No entanto, recentemente, alguns restaurantes têm optado por cobrar uma taxa adicional aos clientes que decidam levar o seu próprio bolo. Mas será que a legislação portuguesa permite a cobrança desta taxa? E em que casos?
Esta questão foi levantada por uma leitora em contacto com o Polígrafo, numa altura em que uma situação similar aconteceu em Itália, onde um restaurante cobrou uma taxa de 58 euros a clientes que trouxeram um bolo para festejar um aniversário, como conta a Magg. Mas será que esta prática é válida em Portugal?
Soraia Leite, porta-voz da DECO PROteste, esclarece que “nada impede que os restaurantes imponham taxas por guardar e cortar bolos trazidos de fora”, considerando que “é uma questão comercial”, desde que o cliente seja previamente informado. De acordo com a especialista, as taxas devem estar “expressamente enunciadas no preçário”, para respeitar o direito à informação do consumidor.
Na prática, a lei portuguesa não obriga os restaurantes a aceitar comida trazida de fora, seja ela um bolo ou qualquer outro item alimentar. Ainda assim, segundo Soraia Leite, “nada impede que um restaurante opte por permitir a entrada de produtos externos”.
Para evitar surpresas desagradáveis, a DECO PROteste recomenda que os consumidores comuniquem com antecedência a sua intenção de levar um bolo, especialmente em casos de marcação prévia. Esta precaução permite ao restaurante informar sobre eventuais taxas ou condições específicas para o consumo de produtos externos dentro do seu espaço.
Assim, a cobrança de uma taxa para guardar e cortar um bolo de aniversário não é ilegal em Portugal, mas deverá ser sempre transparente e constar da lista de preços do restaurante. Ao cumprir com este requisito, o restaurante respeita o direito de informação dos clientes, permitindo-lhes tomar uma decisão informada sobre onde realizar a sua celebração.
Leia também: Dê uma vista de olhos na carteira. Esta moeda rara de 2€ pode valer mais de 2.500€