Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Restaurantes Michelin portugueses distinguidos serão conhecidos terça-feira no Algarve

As novidades portuguesas serão anunciadas numa cerimónia em Albufeira em que são esperados cerca de 500 convidados

15:05 26 Fevereiro, 2024 12:48 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve acolhe na terça-feira a primeira gala Michelin exclusivamente portuguesa, em que serão conhecidos os restaurantes portugueses distinguidos com estrelas em 2024, uma forma de o guia ibérico destacar a gastronomia nacional.

Portugal chega a esta cerimónia com um total de 31 restaurantes com uma estrela Michelin (“cozinha de grande nível, compensa parar”) e sete com duas estrelas (“cozinha excelente, vale a pena o desvio”). O país nunca teve a classificação máxima (três estrelas, “uma cozinha única, justifica a viagem”).

Na terça-feira à noite, as novidades portuguesas serão anunciadas numa cerimónia em Albufeira e em que são esperados cerca de 500 convidados, num evento patrocinado pelo Turismo de Portugal com cerca de 400 mil euros.

Na edição deste ano, uma alteração esperada é a perda da estrela Michelin do restaurante Eneko Lisboa (chefs Eneko Atxa e Lucas Fernandes), que encerrou portas no final de 2023.

Nos últimos meses, houve outras mudanças em algumas cozinhas premiadas: Paulo Alves saiu do Kabuki Lisboa, um restaurante de cozinha japonesa que conquistou a primeira estrela na edição de 2023, sendo substituído pelo até então sub-chefe, Sebastião Coutinho.

O espanhol Martín Berasategui, o chef com mais estrelas Michelin (12) na Península Ibérica, saiu do Fifty Seconds by Martín Berasategui (uma estrela, Lisboa), tal como o chef executivo Filipe Carvalho, que vai comandar um restaurante do grupo JNcQuoi.

A assumir a chefia da cozinha do restaurante no topo da Torre Vasco da Gama, estará Rui Silvestre, que deixa assim o Vistas (uma estrela, Vila Nova de Cacela).

A gala realizada em Toledo em novembro de 2022, para apresentar o Guia Michelin Espanha e Portugal 2023, foi a última em que os distinguidos dos dois países foram anunciados na mesma ocasião.

O diretor internacional da publicação, Gwendal Poullennec, justificou, então, à Lusa, a decisão de separar os anúncios dos dois países: a gastronomia portuguesa está a evoluir rapidamente e o Guia Michelin quer colocar Portugal no mapa da culinária mundial.

“Os nossos inspetores têm vindo a acompanhar a evolução da paisagem culinária, há anos. Acreditamos no potencial da atual cena culinária portuguesa, mas também acreditamos definitivamente que mais irá acontecer”, afirmou o responsável.

A Michelin ibérica começou a realizar galas no início da década de 2010, para assinalar o centenário do guia de Espanha e Portugal, mas todas as cerimónias decorreram sempre em Espanha, à exceção de uma, que decorreu em Lisboa em 2018 para apresentar a edição do ano seguinte.

Na edição de 2023, cinco portugueses ganharam a primeira estrela: Encanto (José Avillez e João Diogo), Kabuki Lisboa (à altura, Paulo Alves), Kanazawa (Paulo Morais) – em Lisboa , Euskalduna Studio (Vasco Coelho Santos) e Le Monument (Julien Montbabut), ambos no Porto.

Portugal conquistou ainda uma nova estrela verde, que destaca a gastronomia portuguesa, atribuída ao Mesa de Lemos (Passos de Silgueiros, uma estrela Michelin), chefiado por Diogo Rocha, que se juntou aos já galardoados Il Galo d’Oro (Funchal, duas estrelas Michelin) e Esporão (Reguengos de Monsaraz, uma estrela).

O jantar vai ser confecionado por sete ‘chefs’ “algarvios”, coordenados por Dieter Koschina (Vila Joya, Albufeira, duas estrelas) e João Oliveira (Vista, Portimão, uma estrela) – que também cozinham -, além de Hans Neuer (Ocean, duas estrelas, Alporchinhos), José Lopes (Bon Bom, uma estrela, Carvoeiro), Libório Buonocore (Gusto by Heinz Beck, uma estrela, Almancil), Louis Anjos (Al Sud, uma estrela, Lagos) e Luís Brito (A Ver Tavira, uma estrela, Tavira).

Leia também: Sete ‘chefs’ vão preparar jantar da primeira gala portuguesa do Guia Michelin no Algarve

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Economia Nacional

Esquema de reformas por invalidez leva à detenção de médica e dos “Twin Docs”: 182 pensões já foram suspensas

15:00 2 Julho, 2026 13:03 2 Julho, 2026 | João Luís

Investigação da PJ a alegadas falsas reformas por invalidez levou à detenção de médicos e à suspensão de 182 pensões pela Segurança Social

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Cascade Wellness Resort, em Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar

17:50 2 Julho, 2026 13:39 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Flamengo já iniciou a preparação em Portugal e escolheu um resort em Lagos para a primeira fase dos trabalhos antes do duelo com o Benfica

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Nacional

Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI

18:20 2 Julho, 2026 18:31 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afogamento é rápido, silencioso e pode acontecer em poucos centímetros de água, alertam as entidades envolvidas

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Economia, Nacional

Esquema de reformas por invalidez leva à detenção de médica e dos “Twin Docs”: 182 pensões já foram suspensas

15:00 2 Julho, 2026 13:03 2 Julho, 2026 | João Luís

Investigação da PJ a alegadas falsas reformas por invalidez levou à detenção de médicos e à suspensão de 182 pensões pela Segurança Social

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve, Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Cascade Wellness Resort, em Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar

17:50 2 Julho, 2026 13:39 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Flamengo já iniciou a preparação em Portugal e escolheu um resort em Lagos para a primeira fase dos trabalhos antes do duelo com o Benfica

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Nacional

Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI

18:20 2 Julho, 2026 18:31 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afogamento é rápido, silencioso e pode acontecer em poucos centímetros de água, alertam as entidades envolvidas

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Últimas Notícias

  • Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
    Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
  • Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
    Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
  • Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
    Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
  • Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
    Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
  • Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir
    Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

Opinião

  • O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
    O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal