Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia, Nacional

Sete ‘chefs’ vão preparar jantar da primeira gala portuguesa do Guia Michelin no Algarve

A primeira gala exclusivamente portuguesa para anunciar a seleção de restaurantes do Guia Michelin vai realizar-se em Albufeira, com um jantar para 500 convidados

15:54 16 Janeiro, 2024 16:04 16 Janeiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O jantar da primeira gala exclusivamente portuguesa para anunciar a seleção de restaurantes do Guia Michelin, que acontece no Algarve, vai ser confecionado por sete ‘chefs’ coordenados por Dieter Koschina e João Oliveira, foi esta terça-feira divulgado.

Da equipa, esta terça-feira revelada em conferência de imprensa, realizada em Loulé, fazem parte Dieter Koschina (Vila Joya), João Oliveira (Vista), Hans Neuer (Ocean), José Lopes (Bon Bon), Libório Buonocore (Gusto by Heinz Beck), Louis Anjos (Al Sud) e Luís Brito (A Ver Tavira).

Como parte do programa prévio ao encontro gastronómico de 27 de fevereiro, marcado para o Palácio de Congressos NAU Salgados, em Albufeira, está previsto para o dia 06 o primeiro debate da gala, no Museu de Portimão, com os ‘chefs’ José Avillez e Marlene Vieira, Lídia Monteiro, do Turismo de Portugal, Rafel Tonon, João Wengorowius e Nuno Nobre.

No dia 27 de janeiro, está prevista uma ação nos mercados de Loulé dinamizada pelo ‘chef’ Luís Brito

Ainda antes, no dia 27 de janeiro, está prevista uma ação nos mercados de Loulé dinamizada pelo ‘chef’ Luís Brito, que ensinará aos participantes como fazer compras no mercado para desenvolver uma receita e criar um prato com produtos locais.

Na conferência de imprensa, o presidente do Turismo do Algarve agradeceu aos ‘chefs’ que aceitaram o desafio e sublinhou que este “é mais um momento muito importante que vem realçar a importância da gastronomia em toda a promoção turística, não só regional, nacional, mas também internacional”.

André Gomes destacou ainda a oportunidade de divulgar os produtos endógenos da região, assim como as suas infraestruturas turísticas, enaltecendo o entusiasmo em acolher o evento.

“Será para nós um privilégio e saberemos bem receber, com a nossa hospitalidade”, concluiu.

O Guia Michelin lançará também uma campanha de comunicação sob o lema “Algarve, o Sabor do Sul da Europa”, centrada em três elementos fundamentais das influências da gastronomia algarvia: a serra, o mar e a ria.

A campanha, que envolverá a comunidade de ‘chefs’, celebridades e o público em geral, será lançada na imprensa digital e convencional, com uma série de formatos e conteúdos específicos.

A primeira gala exclusivamente portuguesa para anunciar a seleção de restaurantes do Guia Michelin vai realizar-se em Albufeira, com um jantar para 500 convidados.

Esta é a primeira vez que o Guia Michelin tem uma edição exclusiva para Portugal

Esta será a primeira vez que o Guia Michelin tem uma edição exclusiva para Portugal, sendo que desde 2009 cada edição era apresentada numa cerimónia ibérica, quase sempre numa cidade espanhola, à exceção de 2018, ano em que Lisboa acolheu o evento. Em 2022 a cidade escolhida foi Toledo, em Espanha.

Na edição de 2023, Portugal manteve todas as distinções anteriores, acumulando um total de 31 restaurantes com uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’) e sete com duas estrelas (‘cozinha excelente, vale a pena o desvio’). Entraram para o guia cinco novos restaurantes com uma estrela.

Nenhum restaurante português tem a distinção máxima (três estrelas, ‘uma cozinha única, justifica a viagem’).

O guia de 2023 reúne um total de 1.401 restaurantes em Espanha, Portugal e Andorra, incluindo 13 com três estrelas, 41 com duas estrelas e 235 com uma estrela, além de 831 recomendados pela sua qualidade (135 novos, 15 em Portugal).

Criado no início do século XX para ajudar os viajantes nas suas deslocações, o Guia Michelin é hoje considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes, estando presente em 40 países. Portugal entrou no roteiro em 1910.

Leia também: Turismo investe €400 mil para promover gala do guia Michelin que vai decorrer no Algarve

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Algarve Cultura

Exposição “Artlink Collective” junta três artistas na Biblioteca Municipal de Alcoutim

16:50 1 Julho, 2026 16:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Katrina Rose, Bob Tidy e Paulo Araújo apresentam obras na Galeria de Exposições da Biblioteca Carlos Brito

Europa Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Algarve Opinião

Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

16:04 1 Julho, 2026 16:09 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal precisa de estar preparado: famílias com planos de emergência, escolas treinadas, autarquias equipadas, edifícios reforçados"

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Europe Direct Algarve

Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia

16:20 1 Julho, 2026 16:22 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugueses apontam competitividade, economia, indústria, segurança e defesa como prioridades para reforçar a UE

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Algarve

Vai estar um ‘caldinho’: confira a temperatura da água do mar no Algarve para o dia 1 de julho

19:00 30 Junho, 2026 15:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A temperatura da água do mar no Algarve deverá variar esta quarta-feira, 1 de julho, entre cerca de 21 ºC e 24,6 ºC

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve, Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Algarve, Cultura

Exposição “Artlink Collective” junta três artistas na Biblioteca Municipal de Alcoutim

16:50 1 Julho, 2026 16:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Katrina Rose, Bob Tidy e Paulo Araújo apresentam obras na Galeria de Exposições da Biblioteca Carlos Brito

Europa, Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Algarve, Opinião

Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

16:04 1 Julho, 2026 16:09 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal precisa de estar preparado: famílias com planos de emergência, escolas treinadas, autarquias equipadas, edifícios reforçados"

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Europe Direct Algarve

Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia

16:20 1 Julho, 2026 16:22 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugueses apontam competitividade, economia, indústria, segurança e defesa como prioridades para reforçar a UE

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Algarve

Vai estar um ‘caldinho’: confira a temperatura da água do mar no Algarve para o dia 1 de julho

19:00 30 Junho, 2026 15:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A temperatura da água do mar no Algarve deverá variar esta quarta-feira, 1 de julho, entre cerca de 21 ºC e 24,6 ºC

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Últimas Notícias

  • Open Ateliers Olhão regressam em setembro com mais de 50 artistas
    Open Ateliers Olhão regressam em setembro com mais de 50 artistas
  • Albufeira: FC Porto venceu o Belenenses por 33-24 e conquistou o título nacional de andebol
    Albufeira: FC Porto venceu o Belenenses por 33-24 e conquistou o título nacional de andebol
  • Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade
    Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade
  • Exposição “Artlink Collective” junta três artistas na Biblioteca Municipal de Alcoutim
    Exposição “Artlink Collective” junta três artistas na Biblioteca Municipal de Alcoutim
  • Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas
    Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

Opinião

  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
    Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal