Os elementos do Projeto “SeaWatch” auxiliaram na tarde desta quarta-feira um homem de 69 anos que se sentiu mal enquanto estava na água, tendo sido resgatado pelos nadadores-salvadores de serviço na praia da Rocha, em Portimão.
“Na sequência do alerta recebido às 12:35, através dos nadadores-salvadores, deslocaram-se de imediato para o local os elementos do Projeto “SeaWatch” e os Bombeiros Voluntários de Portimão”, explica a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.
Ao chegarem ao local, os elementos do Projeto “SeaWatch” verificaram que “a vítima já se encontrava estável, tendo procedido ao seu transporte para fora da praia, com recurso à viatura Amarok, onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Portimão, que posteriormente transportou a vítima até ao Hospital de Portimão”.
Idoso morre após queda acidental no molhe de Alvor
Também durante a manhã desta quarta-feira, um homem com 80 anos morreu na sequência de uma queda acidental enquanto caminhava no molhe nascente da barra da ria de Alvor, em Portimão.
O acidente ocorreu cerca das 10:29, tendo os elementos do Projeto “SeaWatch” deslocado-se imediatamente para o local, “após terem sido alertados por um popular que testemunhou a queda do homem no molhe”, segundo explica a Autoridade Marítima Nacional.
Para o local foram também ativados elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão, dos Bombeiros Voluntários de Portimão e do INEM.
À chegada ao local, os elementos do Projeto “SeaWatch” resgataram a vítima para fora da zona rochosa, com auxílio de um familiar e de um popular, tendo constatado que “a mesma se encontrava inconsciente e apresentava um ferimento grave na zona da cabeça”, iniciando de imediato as manobras de reanimação, com o apoio de dois enfermeiros que se encontravam no local, até à chegada dos Bombeiros Voluntários de Portimão e do INEM.
Após 45 minutos de manobras de reanimação, com recurso a oxigenoterapia e ao Desfibrilhador Automático Externo (DAE), que equipa a viatura Amarok, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico do INEM.
O corpo foi transportado posteriormente pelos Bombeiros Voluntários de Portimão para a morgue do hospital de Portimão, após indicações do Ministério Público.
O Comando-local da Polícia Marítima de Portimão tomou conta da ocorrência.