A Câmara de Loulé avança a partir de hoje, segunda-feira, com a obra de repavimentação da Rua Serpa Pinto, em Loulé.
A decisão da autarquia em iniciar já a empreitada deve-se “ao facto de ter integrado esta intervenção numa candidatura aos fundos comunitários e aos prazos impostos por este financiamento”, explica.
Apesar do executivo municipal ter reunido no passado mês de Maio com os comerciantes desta zona para adiar o início da obra para depois do Verão, “caso os trabalhos não fossem para o terreno agora não seria possível o aproveitamento dos fundos europeus”, refere em nota de imprensa.
A repavimentação da Rua Serpa Pinto terá o co-financiamento comunitário pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ao abrigo do Programa Operacional do Algarve – PO Algarve 21, com uma comparticipação de 218 mil e 353 euros.
Face à degradação desta importante via ao nível do pavimento e, sobretudo, das suas infra-estruturas, esta obra consistirá na remoção total dos pavimentos e infra-estruturas existentes (rede de abastecimento de água e rede de drenagem de esgotos domésticos e pluviais), com a consequente criação de novas infra-estruturas e repavimentação.
Via totalmente condicionada à circulação rodoviária
Os trabalhos levarão ao condicionamento total desta via à circulação rodoviária e, em alguns pontos estratégicos, à proibição da circulação pedonal, a partir de hoje, segunda-feira.
Sendo esta uma das principais artérias de entrada na malha urbana de Loulé de todo o trânsito proveniente da zona sul do concelho de Loulé, será assim necessário proceder ao desvio do trânsito automóvel por outras vias o que levará a algumas alterações ao actual sentido de trânsito nessas artérias que serão devidamente assinaladas.
Assim, todo o trânsito proveniente do Sul da Malha Urbana de Loulé ao chegar ao final da Avª Andrade de Sousa será encaminhado para a Rua Marçal Aboim; o sentido de trânsito na Rua Nossa Srª da Piedade, entre a Rotunda Homens do Andor e a Rua Homens do Andor, será invertido; o sentido de trânsito na Rua Homens do Andor, actualmente com dois sentidos, passará apenas a um sentido (Sul-Norte); o trânsito proveniente do Largo de São Francisco poderá circular até ao entroncamento da Rua da Nossa Srª da Piedade com a Rua Homens do Andor no sentido actual, tendo obrigatoriamente uma paragem no citado entroncamento (STOP) e será posteriormente encaminhado pela Rua da Marroquia; o estacionamento será proibido (fora das zonas devidamente assinaladas para parque de estacionamento) na Rua da Marroquia.
Sempre que possível, ficarão garantidos os acessos a residentes e comerciantes na zona dentro dos parâmetros de segurança exigíveis. Serão tomadas também medidas para atenuar os condicionalismos provocados pela obra, tentando-se sempre garantir lugares propícios a operações de cargas e descargas nas vias perpendiculares à Rua Serpa Pinto.
A autarquia apela à “compreensão de todos os munícipes, em especial aos comerciantes e moradores na zona, para os inconvenientes decorrentes da obra, garantindo que tudo será feito para os minimizar”.