Todos os meses do ano a Segurança Social divulga um calendário com as datas de pagamento previstas para os subsídios e as pensões. Se é beneficiário deste tipo de apoios deve conferir no site oficial do organismo na secção dedicada aos pagamentos para melhor conseguir organizar financeiramente a sua vida e a dos seus. Esta sexta-feira está previsto que os reformados recebam as suas pensões, no entanto, é feriado.
O Correio da Manhã através de fonte oficial do Instituto da Segurança Social confirmou que o facto de ser feriado não altera em nada o pagamento previsto das pensões.
A data está incluída no calendário de pagamentos deste mês, mas a dúvida surgiu entre os pensionistas devido ao feriado. Normalmente, os pagamentos são adiantados ou atrasados devido à interrupção dos serviços bancários. No entanto, neste caso, as pensões serão efetivamente transferidas no feriado da Imaculada Conceição.
Muitos pensionistas expressaram preocupação em relação ao pagamento das pensões, uma vez que o dia 8 é, em muitos casos, o último dia para o pagamento de despesas mensais, como a renda de casa, entre outros compromissos.
Em relação aos outros apoios sociais: no dia 15 serão pagas as prestações familiares e realizados os primeiro pagamentos de “Desemprego/Doença/Parentalidade/Ação Social”.
Por fim, no dia 23 será quando o Rendimento Social de Inserção será pago, assim como o 2.º pagamento Desemprego/Doença/ Parentalidade/Ação Social.
Conhecer o calendário é muito importante porque fica a saber quando é que vai receber os subsídios e apoios sociais, assim como consegue planear melhor o seu orçamento familiar no mês que está pela frente.
A Segurança Social continuará a fornecer estas informações de maneira acessível e transparente, facilitando a vida dos cidadãos que dependem destes apoios.
O objetivo da Segurança Social passa por “assegurar direitos básicos dos cidadãos e a igualdade de oportunidades, bem como, promover o bem-estar e a coesão social para todos os cidadãos portugueses ou estrangeiros que exerçam atividade profissional ou residam no território”, tal como consta no site oficial deste organismo.
Leia também: Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para dezembro