A rede social TikTok que se tem celebrizado entre as gerações mais jovens está a preparar o lançamento de uma plataforma de recrutamento. O programa piloto já está a ser testado com um grupo de empresas e sabe-se que está direcionado quer para empresas que queiram divulgar as suas ofertas, quer para candidatos que queiram apresentar-se ao mercado, tendo sempre como regra comum aquilo que caracteriza a rede social: o recurso ao vídeo como forma de comunicação.
Quem usa a plataforma sabe quais são os princípios: criar conteúdos vídeo capazes de atrair outros utilizadores, de forma a construir uma comunidade de seguidores. E serão estas as regras a aplicar à plataforma de recrutamento que o TikTok está a testar. O Expresso já tinha dado conta de que as grandes empresas estavam a recorrer à rede social para encontrar candidatos em áreas mais criativas. Foi o que fez a Nestlé Brasil para recrutar um gestor de Marketing para a marca Nescau.
O recurso das empresas à rede para identificar talento aumentou e, por arrasto, o número de candidatos a partilharem currículos vídeo também. Um movimento que levou a plataforma a dar um passo em frente e desenvolver um canal específico para potenciar o match entre empresas e candidatos.
Pouco se conhece sobre o desenho concreto da plataforma. Sabe-se apenas que já está a se testada por um conjunto beta de empresas e que não funciona integrada na plataforma TikTok, mas sim numa página da web separada, acessível através da app TikTok.
Na nova plataforma, as empresas podem publicar anúncios de empregos, principalmente listagens de nível básico. A partir daqui os utilizadores interessados em candidatar-se à oferta podem publicar o seu currículo vídeo do TikTok. A ideia é criar um palco para que os candidatos se apresentem de forma rápida, como se de um pitch se tratasse, avança o The Washington Post.
Segundo o jornal, os responsáveis do TikTok querem captar sobretudo o interesse da chamada Geração Z (nascidos entre a segunda metade da década de 90 e o arranque do milénio), conhecidos por serem nativos digitais.
A rede social já contava com diversos utilizadores – incluindo profissionais de recrutamento e gestão de carreira – a partilhar conteúdos sobre gestão de carreira. De resto, o TikTok destaca o crescimento notável do uso da hastag #careeradvice (conselhos de carreira) na plataforma. Só em fevereiro, as publicações com esta referência alcançaram mais de 80 milhões de visualizações diárias.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso