Em parceria com a Entrajuda, a Rede Electrão está a promover uma nova campanha onde apela à solidariedade social e sensibilização ambiental, propondo a todos que levem as suas pilhas e acumuladores usados aos Bancos Alimentares das suas áreas de residência, por um período alargado até 30 de Abril.
Movida pela necessidade de reciclar devidamente as pilhas usadas, a Rede Electrão apela à entrega destes resíduos nos Bancos Alimentares mais próximos, que posteriormente irão receber prémios monetários em troca. O Banco Alimentar que durante este período recolher a maior quantidade de pilhas usadas, em peso, receberá um prémio de quatro mil euros, havendo ainda lugar a dois prémios per capita nos valores de dois mil e 1.500 euros para os segundo e terceiro lugares, respectivamente. A Amb3E, Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, atribui ainda um prémio de participação a todos os Bancos Alimentares que aderirem e alcançarem um valor mínimo de recolha de pilhas usadas.
Banco Alimentar de Aveiro foi aquele que recolheu mais pilhas usadas na campanha de 2016/2017
Pedro Nazareth, director geral da Amb3e, refere que “a campanha ‘Pilhas por Alimentos’ já faz parte do nosso calendário anual como um importante momento para sensibilizar a população para a correcta reciclagem de pilhas usadas. Ao contarmos com a Entrajuda, sensibilizamos ainda para a solidariedade de todos ao contribuírem para os Bancos Alimentares poderem continuar a desempenhar o seu importante papel”.
O director-geral relembra que “no ano passado recolhemos sete toneladas de pilhas usadas, em apenas cinco meses de campanha, e demos mais de 15 mil euros aos Bancos Alimentares participantes”. Os grandes premiados da campanha de 2016/2017 foram o Banco Alimentar de Aveiro com o 1º prémio, atribuído pela recolha de 1.900 quilos, seguido pelo Banco Alimentar de Lisboa (1.100 quilos) e pelo Banco Alimentar de Setúbal (905 quilos)