A Guarda Nacional Republicana (GNR) emitiu um alerta importante sobre uma nova tentativa de fraude, que está a circular por SMS em nome da instituição. A mensagem, que tem como objetivo enganar os destinatários, solicita o pagamento de um valor para evitar a suposta apreensão da carta de condução por perda de pontos.
Segundo o comunicado da GNR, publicado na rede social Facebook, “detetámos uma nova mensagem a circular, cujo emissor, desta vez, se apresenta falsamente como ‘GNR'”. A mensagem fraudulenta informa que a carta de condução do destinatário consta para apreensão e que, para evitar essa ação, é fornecida uma entidade, referência e um valor a pagar, como explica o Notícias ao Minuto.
A GNR sublinha de forma categórica: “Trata-se de uma mensagem falsa com intenção ilícita”. Este esquema tem como único objetivo extorquir dinheiro, explorando o medo de perder a carta de condução.
A GNR reforçou ainda que nunca envia “notificações para pagamento com referência multibanco via SMS”. Assim, a recomendação é clara: “Se receber, não efetue o pagamento”. Este tipo de burla é mais uma entre as várias tentativas de esquemas fraudulentos que procuram tirar proveito da credibilidade das instituições públicas.
Além de não proceder ao pagamento, quem receber este tipo de mensagem deve estar atento e denunciar a situação às autoridades competentes para que possam ser tomadas as devidas diligências.
Em tempos onde a fraude digital está em ascensão, é essencial que os cidadãos se mantenham vigilantes e desconfiem de qualquer comunicação não solicitada que envolva pedidos de pagamento, especialmente quando alegadamente proveniente de uma instituição oficial.
Leia também: Estas são as 10 notas de escudo mais valiosas que podem valer até 6.000€. Tem alguma em casa?