O presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, e a CEO da ACCF, Kristiina Lappi, assinaram ontem de manhã, nos Paços do Concelho, o contrato que formaliza o investimento do projecto denominado “Casas da Benémola”.
Trata-se da construção de um Hotel Rural, associado a um centro de Investigação da Natureza e Cultura do Algarve, localizado em Querença.
O empreendimento, situado no Sítio da Barrada, na União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, prevê uma unidade hoteleira de quatro estrelas, hotel rural, com 36 camas, que tem associado um Centro de Investigação cujo “objectivo científico principal é o estudo e protecção dos ecossistemas mediterrânicos do barrocal, caracterizados por uma grande biodiversidade mas fortemente afectados por uma secular humanização, bem como por frequentes incêndios florestais, e ainda o estudo e promoção dos valores culturais da Região do Algarve”.
O empreendimento ficará localizado nas proximidades da Quinta da Ombria, Hotel Spa & Golf Resort, recentemente iniciado.
Outra das valências diferenciadoras e inovadoras previstas neste investimento, promovido pela fundação finlandesa ACCF – Arto Carpus Castelo Foundation, é um espaço de meditação “dedicado a todas religiões e filosofias”.
O valor total estimado do investimento rondará os dez milhões de euros.