Caros leitores,
Início do ano 2020!
Como o tempo passa tão rápido que quase nem nos apercebemos disso.
Uma realidade inquestionável em cada dia que passa nas nossas vidas. Há poucos dias comemoramos mais um Natal. Hoje o início de um novo Ano!
Curiosamente durante a época festiva andamos todos entretidos a mandar mensagens, e-mails, stiker gifts, enfim, um número sem fim de votos de boas festas, com ida e volta.
Umas mais sofisticadas que outras, mas grande parte delas sem conteúdo algum.
Fica mal se não mandarmos e ficam aborrecidos se não receberem. Esta é condição humana que em grande parte acabamos por ser.
Mas o facto é que hoje começamos a voltar a realidade do dia a dia, onde aqueles que vivem em condições difíceis, quer em termos de rendimentos, quer em condições de saúde frágeis, continuam com os mesmos problemas, e alguns até agravados em relação aos que tinham antes do Natal.
Os movimentos solidários são extremamente importantes, e como sempre são eles, e os voluntários ligados a cada uma das instituições, que são a âncora e o suporte de ajuda a cada uma das pessoas que procura auxílio.
Ora essas necessidades não acabaram, e algumas até aumentaram! Daí a necessidade das entidades oficiais, desde os Municípios ao Estado Central ou descentralizado, começar a olhar e a intervir com mais atenção e mais apoio.
Esse apoio deve ser concedido quer em termos financeiros, quer em termos de logística e de transportes.
E por favor não se esqueçam das Associações de Bombeiros. Eles são a garantia da segurança de pessoas e bens e às vezes pouco reconhecidos e apoiados. Sempre de mão estendida, mas usados politicamente quando dá jeito.
Felizmente que alguns vão tendo esse apoio da parte de algumas entidades mais atentas. Mas o facto é que existe ainda muita carência.
Início de Ano, altura de Orçamentos aprovados. Momento de dar sinais, e tomarem-se decisões de modo a que o Natal deste Ano não tenha mais pessoas a pedirem ajuda.
Dizemos muitas vezes que o Natal é quando um Homem quiser! Então que seja todos os dias e não apenas durante pouco mais que uma semana.
Voltando à realidade o que se espera é que neste ano de 2020 se venham a concretizar um sem número de realizações que alterem para melhor as espectativas dos algarvios no que diz respeito às carências e fragilidades da região. Elas estão identificadas, e o diagnóstico está feito.
Continuo a pensar, e espero que não me desiluda no que respeita ao Governo, onde 3 Secretários de Estado algarvios, e mais 5 deputados do partido do governo na região se irão envolver de tal maneira na defesa do Algarve, como já referi em crónicas anteriores.
Aliás nem será de esperar outra coisa senão que os mesmos dêem sinais dessa intenção, que esperamos venha a ser concretizada na prática não com anúncios mediáticos, mas com práticas objetivas, e que visem a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Vamos aguardar com serenidade.
Estamos no início do Ano. É altura de desejar a todos um Bom Ano e esperar que aqueles que têm a responsabilidade de pensar e decidir sejam bafejados por uma luz que os ilumine e os ajude nos discernimento e nas ações que tragam para o Algarve um futuro melhor e mais próspero, não se esquecendo, entre outras, de algumas prioridades, como:
A água;
A saúde;
A mobilidade;
Os transportes;
A Habitação;
A formação e qualificação.
Pensem nisso. O Algarve agradece.
Um feliz 2020 para todos!