Quando prepara o seu café, que água escolhe utilizar? Prefere a água da torneira, engarrafada ou filtrada? Esta escolha pode parecer trivial, mas tem um impacto significativo no sabor da sua bebida. O ‘website’ Homes & Gardens conversou com alguns especialistas para desvendar os prós e os contras de cada opção, como cita o Notícias ao Minuto.
A qualidade do café está intrinsecamente ligada à água que utilizamos, dado que este é composto por 98% de líquido. Assim, é recomendável optar por água com baixo teor de minerais e aditivos, pois, neste contexto, os minerais podem ser comparados à influência do sal nos alimentos.
O uso de água de alta qualidade, combinado com um processo de infusão adequado, é essencial para obter o melhor café possível, segundo o Rei do Café.
A água engarrafada pode variar de água da torneira purificada a água mineral natural, com teores minerais variados. Opte por água engarrafada com teores de cálcio e magnésio na faixa de 50 a 150 mg por litro, preferencialmente com maior teor de magnésio, que faz realçar o sabor do café, enquanto o cálcio pode, por vezes, conferir um gosto amargo.
Devido ao custo e ao impacto ambiental do plástico, é recomendável evitar o uso excessivo de água engarrafada, embora resulte quase sempre num mais café saboroso.
O sabor é um dos fatores mais afetados pela qualidade da água. “Se não bebe água da torneira, não a use para fazer café”, adverte Heather Perry. A consistência da bebida também pode variar. Kayla Stavridis observa que “a água filtrada geralmente tem um pH mais equilibrado e um conteúdo mineral ideal”.
Stavridis recomenda que haja atenção ao sistema de filtragem utilizado, assegurando que este limpa a água adequadamente e que é mantido em bom estado. “Para os entusiastas do café caseiro, uma coisa a ter cuidado é usar um sistema de filtragem que limpa tudo em condições. Deve ainda ser limpo com regularidade,” alerta.
No entanto, a utilização de água filtrada não é isenta de inconvenientes. Jee Chloe sublinha que, “embora queira remover o cloro e os metais pesados do café, talvez não queira retirar alguns dos minerais naturais que são bons para a saúde e, potencialmente, para os sabores do café”.
Minerais como magnésio e cálcio são cruciais para o processo de extração do café, contribuindo para um perfil de sabor mais rico e equilibrado. “Esses minerais ajudam a realçar os sabores naturais do café e podem proporcionar um sabor mais equilibrado,” explica Chloe.
A escolha da água para o seu café vai além da simples hidratação. Considerar a qualidade e o conteúdo mineral da água pode transformar a sua experiência de degustação, tornando cada chávena um verdadeiro prazer.
Leia também: Esta foi a primeira pastelaria a vender bolas de Berlim nas praias do Algarve