A Praça do Mar, em Quarteira, recebe, no próximo dia 17, uma acção de sensibilização promovida pela Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses, e que terá como principal objectivo promover a saúde oral, a alimentação saudável e o bem-estar das comunidades, em particular das mais desfavorecidas.
Assim, de entre as actividades previstas, serão distribuídas escovas e pastas gratuitas e irão realizar-se jogos didácticos sobre alimentação saudável e saúde oral. Serão também oferecidos folhetos informativos e o público em geral terá a possibilidade de realizar rastreios orais gratuitos.
A Mundo a Sorrir surgiu em Julho de 2005, com o objectivo de reunir o maior número de profissionais de saúde oral (médicos dentistas, higienistas orais, entre outros) que, de uma forma voluntária, aderissem a projectos na área da saúde oral comunitária. Sendo pioneira neste tipo de associativismo em Portugal, desempenha a sua acção tanto a nível nacional como internacional, para que a saúde oral passe a ser um direito universal e acessível a todos os indivíduos, independentemente da sua posição económica, cultural e social.
Em 2010, no âmbito do projecto “Vamos ajudar a sorrir”, verificou-se que num universo de 1047 crianças, 62% possuíam uma média de 3,7 cáries, 59% das crianças tinham dor dentária e 17% apresentavam abcessos e/ou infecções. É importante referir que mesmo o melhor sistema de ensino não pode garantir alto desempenho académico quando os estudantes padecem de problemas de saúde. Esta informação é corroborada por estudos que indicam a dor dentária como uma das maiores causas do absentismo escolar.
Com a crescente tomada de consciência da falta de cuidados e conhecimentos básicos sobre técnicas de higiene oral por parte dos portugueses, a Mundo a Sorrir tem vindo a desenvolver um conjunto de actividades de sensibilização, divulgação e promoção de cuidados de Saúde Oral junto dos mais jovens e é na sequência destas acções que surge o PIVS – Programa para a inclusão e Vida Saudável.
O projecto tem como principal objectivo a promoção de hábitos de vida saudáveis actuando em três áreas distintas: promoção da cidadania activa e de ética no desporto; prevenção da diabetes; e promoção de saúde e alimentação saudável.