A cidade de Quarteira e a sua comunidade piscatória assinalam mais um Dia do Pescador no próximo domingo, dia 31. Numa parceria entre a Quarpesca – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, Câmara de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, decorrerá um programa de actividades que culminará com a tradicional lavada.
As festividades arrancam já esta sexta-feira, com a animação musical na Praça do Mar, a partir das 18 horas, com a actuação de Nestor e Nuno que estarão no local durante os três dias do programa. Às 21.30, sobe ao palco o projecto Domingos & Amigos, liderado por Domingos Caetano dos Íris.
No sábado, a partir das 18 horas, na Praia de Quarteira, tem lugar a tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, um dos atractivos desta festa. Neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado. Esta iniciativa tornou-se, ao longo dos anos, um atractivo para os muitos turistas que já se encontram no Algarve neste período do ano.
Segue-se uma Noite de Fados, a partir das 21.30, com os fadistas Teresa Viola e Pedro Viola.
No encerramento das celebrações, no domingo, pelas 21.30, Augusto Canário e Amigos vão animar a Praça do Mar.
A gastronomia é outra das vertentes da festa e, durante três dias, os visitantes poderão saborear algumas iguarias confeccionadas pelas famílias de pescadores de Quarteira nos “Petiscos do Pescador”.
As comemorações do Dia do Pescador constituem uma das datas mais importantes na vida da cidade de Quarteira já que ali existe uma das mais principais comunidades piscatórias do país. Além disso, o mar (e a rica gastronomia a ele ligada) constitui um dos principais atractivos turísticos desta cidade que foi ao longo de muitos anos uma típica vila piscatória do litoral algarvio.