A transferência bancária trata-se de uma operação bancária bastante comum para quem pretende enviar dinheiro a outra pessoa. Ainda assim, se por vezes o dinheiro é transferido logo no momento, em outros casos este apenas chega ao destinatário horas ou dias depois da operação. É que os prazos para a execução de transferências têm em conta os dias úteis bancários.
Em primeiro lugar, importa referir que há uma diferença entre transferir dinheiro para uma conta que pertence ao mesmo banco e para uma conta que pertence a uma instituição bancária diferente. Se estiver perante a primeira situação, o dinheiro chega ao destinatário no dia útil em que a transferência foi levada a cabo. Contudo, perante a segunda situação, o destinatário terá de esperar até ao final do dia útil seguinte ao da receção da ordem para ver o dinheiro disponível na conta.
Note-se, no entanto, que um dia útil bancário é aquele em que “os bancos ou prestadores de serviços de pagamentos estão abertos para executar as operações de pagamento”, segundo avança o Doutor Finanças. Os dias úteis bancários são de segunda a sexta-feira, apenas até às 15h. Os feriados que ocorrem a meio da semana não são considerados dias úteis bancários.
Quer isto dizer que se fizer uma transferência para uma conta pertencente ao mesmo banco a uma segunda-feira às 17h, o dinheiro apenas vai entrar na conta do destinatário no dia útil seguinte. Caso proceda a transferência, também para uma conta pertencente ao mesmo banco, às 17h de uma sexta-feira, saiba que o destinatário vai apenas receber o dinheiro na segunda-feira.
Leia também: Como legalizar um carro importado em 8 passos