Reunida em Faro na noite desta quarta-feira, a Comissão Política Distrital (CPD) do PSD aprovou saudar o Governo de Portugal pelas recentes medidas de regulação da imigração, “as quais respondem ao crescimento descontrolado a que temos observado nos últimos anos e à recusa insistente das Autoridades Portuguesas regularem esta matéria”, refere em comunicado.
O PSD Algarve reconhece que “as medidas agora anunciadas promovem uma integração humanista e atalham caminho na urgente reorganização institucional, especialmente premente após o espectacular falhanço que foi a criação da AIMA, que nada mais deixa do que uma situação de calamitoso caos nos postos de acolhimento de imigrantes”.
“Este bloqueio precisa ser resolvido urgentemente para evitar maiores prejuízos à nossa região e, por isso, aplaudimos, desde já, a criação de mecanismos destinados a mitigar os elevados níveis de congestionamento e os enormes atrasos verificados nos postos de fronteira dos aeroportos de Lisboa e Faro, na esperança de que essas iniciativas trarão uma solução definitiva para o caos que tem imperado no posto de fronteira do Aeroporto de Faro ao longo dos últimos anos, com grave prejuízo para a operação aeroportuária e para os movimentos económicos subsequentes”, pode ler-se na nota.
O PSD/Algarve saúda “as 41 medidas apresentadas, mas salienta as necessidades de cautela e ponderação na sua aplicação, em respeito às características de cada região. Lembramos, a propósito, que a economia do Algarve continua a necessitar de mão-de-obra, sendo fundamental criar boas condições de acolhimento e de rápida integração para todos aqueles que vêm para o nosso mercado de trabalho, num espírito de fidelidade ao ideário humanista e tolerante do PSD”.
A Comissão Política Distrital expressa também “o seu reconhecimento ao Governo pela forma expedita, eficaz e corajosa com que tem enfrentado os problemas do nosso País. Este dinamismo tem sido particularmente evidente na abordagem aos desafios do Algarve, merecendo ser destacado o recente esforço governamental que dá nova esperança e ânimo a todos os algarvios, após longos 8 anos de estagnação sob a administração socialista. Desses sinais positivos é exemplo o anúncio, recente, das novas e importantes medidas que vão permitir a injecção na ecomomia algarvia de mais de 360 milhões de euros, constituindo o maior programa de investimento sectorial que o Algarve já conheceu e que, a seu tempo, o PSD/Algarve saudou”.
“Esperamos agora que esse ímpeto transformador se mantenha e se estenda a outras áreas necessitadas de intervenção. A propósito, o PSD Algarve manifesta ainda a sua disponibilidade para colaborar com o Governo, de modo a manter este ímpeto concretizador e a trazer soluções para as questões prementes da nossa região”, afirma a CPD.
“Estamos prontos para ajudar no desbloqueio do Hospital Central do Algarve (HCA) e na criação de um programa de habitação adequado às carências específicas do Algarve, sem esquecer as questões da mobilidade, da educação e todas as iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e bem-estar da nossa região e do País como um todo”, conclui.
Leia também: Conheça o novo prazo de validade da carta de condução