O ministério do Ambiente e da Ação Climática anunciou esta quarta-feira um financiamento de 14 milhões de euros para melhorar o abastecimento de água no Algarve.
O dinheiro virá do envelope de 35 milhões de euros que estão previstos na componente relativa à gestão hídrica do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As entidades gestoras das redes de abastecimento de água em baixa da região do Algarve podem, assim, beneficiar de um apoio a fundo perdido. O financiamento será a 100%, para a renovação e reabilitação e a melhoria da gestão operacional das redes de abastecimento que assegurem poupanças de água.
A beneficiária do aviso lançado esta quarta-feira é a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a verba dirige-se à melhoria das redes de abastecimento de água que tenham um elevado nível de perdas e cuja substituição permita ganhos de eficiência operacional.
“Ao financiar estas obras, assegura-se maior resiliência dos recursos hídricos na região do Algarve, num cenário de alterações climáticas e face ao crescente uso de água na região”, diz fonte oficial do ministério do Ambiente.
No PRR, está previsto um investimento total de €200 milhões com o plano regional de eficiência hídrica do Algarve.
Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso