O Concurso de provas de conceito promovido pela Universidade de Coimbra, através do Laboratório MAREFOZ, desafiou toda a comunidade científica nacional a desenvolver produtos inovadores a partir dos resíduos e efluentes produzidos no decorrer da atividade do porto de pesca de Lagos, tendo vencido os projetos BIOsea e BioCleanPort.
O concurso contou com vários projetos notáveis comprometidos com o desenvolvimento sustentável das regiões costeiras.
Após uma seleção criteriosa e detalhada de cada proposta com base nos critérios previamente selecionados, o júri decidiu atribuir uma ajuda financeira para apoio técnico e logístico, incluindo a aquisição de materiais, consumíveis e reagentes de laboratório, a dois projetos para desenvolverem as suas provas de conceito: BIOsea e BioCleanPort.
O Projeto BIOsea propõe a conceção de um sistema de tratamento de águas marinhas do porto sem construção de uma estação de tratamento, replicável e adaptável a diferentes condições. Simultaneamente, pretende recuperar metais como estratégia de obtenção de matérias-primas. Com esta abordagem, é desenvolvido um método de baixo custo para ajudar a resolver problemas de contaminação de águas, contribuindo para o fornecimento de matérias-primas escassas e muitas vezes críticas para a indústria europeia.
As entidades e parceiros envolvidos são a Universidade de Coimbra, o Centro de Engenharia Mecânica e o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF).
O Projeto BioCleanPort (Bioremediation of Fishing Port Waters) pretende mitigar os compostos contaminantes da água do Porto de Pesca de Lagos, através da utilização de macroalgas e bivalves como biorremediadores. Estes organismos são reconhecidos como excelentes ferramentas de biorremediação para a recuperação ambiental.
O “Concurso de Provas de Conceito GreenFishingPort” teve como objetivo incentivar e estimular os candidatos a explorarem o potencial comercial dos projetos de I&D+i de desenvolvimento de soluções eficientes e rentáveis para o aproveitamento e valorização de resíduos e efluentes, além disso pretendia que os projetos avançassem no caminho translacional para estágios de desenvolvimento robustos o suficiente para que possam ser alvo de proteção da Propriedade Intelectual e/ou serem contratados em atividades com a indústria e/ou investidores, incluindo o licenciamento, ou até mesmo da constituição de uma spin-off de base tecnológica num prazo de 1 a 2 anos.
O propósito é seguir uma perspetiva de inovar para valorizar, transformando o que seriam considerados desperdícios numa mais-valia para a comunidade local, que daqui poderá extrair valor económico.
Mais informações sobre o “Concurso de Provas de Conceito GreenFishingPort” estão disponíveis no website www.uc.pt/greenfishingport.
Este concurso é uma das ações do projeto “GreenFishingPort: Projeto-Piloto de Porto de Pesca Autossustentável” que é cofinanciado pelo MAR 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.
Sobre o “GreenFishingPort: Projeto-Piloto de Porto de Pesca Autossustentável”
O “GreenFishingPort: Projeto-Piloto de Porto de Pesca Autossustentável” consiste no desenvolvimento de um modelo experimental de gestão ambiental para o porto de pesca de Lagos, visando a promoção da sustentabilidade ambiental assente na utilização consciente de recursos e redução da produção de resíduos, bem como no aproveitamento e valorização dos resíduos produzidos.
Trata-se de um projeto de interesse coletivo promovido pelo Laboratório MAREFOZ, da Universidade de Coimbra, que pretende dinamizar e promover a gestão ambiental dos portos de pesca da região do Barlavento do Algarve, orientada para o aproveitamento e valorização de resíduos e efluentes que se acumulam em grande volume nas zonas portuárias, promovendo assim uma gestão sustentável da orla costeira e a proteção e conservação do meio marinho e biodiversidade da região.
Através de um modelo de atuação em parceria, envolvendo os stakeholders e atores-chave locais, o projeto GREENFISHINGPORT pretende desenvolver e testar um modelo de gestão integrada dos portos de pesca, favorecendo ao mesmo tempo a criação de novas empresas e empregos ligados à valorização e transformação dos resíduos efluentes.
O projeto GREENFISHINGPORT promove a cooperação entre a I&D+i e o sector das pescas, possuindo características inovadoras a nível local, regional e nacional, visto tratar-se de um projeto-piloto para a criação de um modelo de gestão integrada dos resíduos da atividade piscatória, único a nível nacional, englobando uma vertente de valorização económica e transformação, dinamizando uma forte incorporação dos resultados da I&D e Inovação nos processos de produção e de gestão de recursos marinhos.
Neste sentido, o GREENFISHINGPORT visa o desenvolvimento económico das zonas costeiras de forma sustentável, enquadrando-se na Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Pesca Barlavento do Algarve.
A Estratégia UC MAR
A Estratégia UC MAR visa afirmar a Universidade de Coimbra como uma referência nacional de projeção internacional na criação e desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias e processos resultantes de atividades de I&D+I na área da Economia do Mar, através da valorização e transferência de conhecimento científico e novas tecnologias, seja por via da criação seja através de novas aplicações da investigação produzida da UC noutras áreas do saber.
Promovida pelo UC Business – Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra , a estratégia UC MAR é a demonstração da capacidade da Universidade de Coimbra na qualificação das atividades económicas associadas ao setor, através da criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação.
A Universidade de Coimbra pretende, deste modo, estimular a criação e difusão de processos inovadores nas pescas, na transformação e na comercialização dos produtos da pesca e da aquacultura, bem como promover a transferência de conhecimentos através de parcerias entre cientistas e empresas e associações do sector da pesca e aquicultura.
Através de projetos desenvolvidos no âmbito da Estratégia UC MAR , a Universidade de Coimbra ambiciona implementar, junto da sociedade, o conhecimento e tecnologia adquiridos para fomentar, de uma forma sustentável, o desenvolvimento científico, económico, social e cultural, na área da Economia Azul e da Economia do Mar.
Para ficar a conhecer melhor, estes e outros projetos, desenvolvidos na Universidade de Coimbra, no âmbito da estratégia UC MAR, visite o site www.uc.pt/ucmar/ .
Sobre o laboratório MAREFOZ
O Laboratório MAREFOZ – Laboratório do Mar e do Ambiente, da Universidade de Coimbra, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável, científico, económico e social da região, através da transferência de resultados de I&D e da implementação do conceito de Economia Azul, explorando o potencial social e económico do mar.
A partir da Figueira da Foz, o Laboratório MAREFOZ procura aliar o trabalho de investigação da UC ao apoio às entidades publicas e privadas de desenvolvimento local e regional e ao tecido empresarial contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões e de Portugal, em virtude do reconhecimento da importância social e do valor económico do mar.
O Laboratório MAREFOZ possui uma estrutura laboratorial bem apetrechada e destinada ao processamento de amostras, ensaios experimentais, análises biológicas e análises químicas, encontrando-se equipado com sistemas de alta tecnologia (e.g. análise de parâmetros físico-químicos; análise de nutrientes; cromatografia líquida e gasosa, análise de carbono orgânico total, espectrometria de massa de relação de isótopo). Apresenta, assim, as condições necessárias ao desenvolvimento de projetos experimentais e à monitorização da qualidade ambiental de ecossistemas estuarinos e costeiros.
A sua Equipa de Investigadores integra o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que foi classificado de “Excelente” nas várias avaliações realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) nos últimos anos.
Vocacionado para a Economia Azul, o Laboratório MAREFOZ trabalha em rede com outros centros de investigação nacionais e internacionais, em programas científicos inovadores, além de desenvolver projetos próprios, vários em parceria com empresas e instituições.