A cerimónia de lançamento da primeira pedra do Sudoeste Retail Park está marcada para esta quarta-feira, às 15:00, em Alcantarilha, Silves.
A Work3, empresa de Arquitetura e Engenharia, sediada em Monção, Viana do Castelo, é a responsável pela elaboração do projeto para o futuro retail park de Alcantarilha, Silves. A construção está a ser levada a cabo pela Telhabel Construções SA.
A par com a gestão integral do processo de licenciamento, a Work3 assumiu a coordenação do processo de Estudo de Impacte Ambiental e o procedimento para a licença económica junto da Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e do Ministério da Economia.
Sandra Caldas, administradora da Work3 explica que “a participação da Work3 neste conjunto comercial de Alcantarilha assume especial destaque no nosso portfólio, não só por se tratar de um desafio que ativou diferentes valências da empresa, envolvendo toda a nossa equipa, mas também porque estamos conscientes da importância que o projeto assume na criação de postos de trabalho na região”.
O Sudoeste Retail Park ficará localizado junto da EN125 e a Via do Infante (A22), no nó de entrada/saída das vias. Representa um investimento global de 25 milhões de euros e deverá criar 120 postos de trabalho (80 directos e 40 indirectos) em fase de obra e 500 empregos quando estiver em funcionamento.
Prevê-se a conclusão do projeto no verão de 2022.
Sobre o projeto do Retail Park
O Sudoeste Retail Park é um conjunto comercial, composto por 6 unidades independentes em torno de uma praça central de distribuição, com uma área total de construção de 14.523 m2.
À entrada, encontra-se o edifício dominante e o posto de combustível, em seguida a praça central e os edifícios que circundam o edifício principal.
O edifício principal destaca-se pela dimensão, não só em longitude, como em altitude, variando em cerca de 2 metros em relação aos edifícios restantes. A cobertura deste volume arquitetónico revela a sua caraterística mais impactante, mimetizando o ritmo das coberturas dos aglomerados habitacionais tradicionais, formalizando assim uma série de planos contínuos entre si.
Os acessos variam conforme o posicionamento das lojas, mas todos ocorrem na orientação Nascente, enquanto os acessos destinados a cargas e descargas, assim como a todos os serviços estarão a sul e poente onde existe um eixo de circulação destinado a veículos pesados.
A implantação em forma de “V” com uma ligeira torção a norte sugere aos utilizadores a praça principal, atraindo-os para uma área côncava e protegida da envolvente próxima à EN 125, onde podem encontrar o edifício destinado a pequenos espaços de restauração.
No edifício destinado aos serviços de restauração, onde se poderá descansar e disfrutar da envolvente arborizada e arquitetonicamente atraente, encontram-se igualmente serviços de utilização comum como instalações sanitárias.
Os edifícios que circundam o edifício principal apresentam uma ligeira disparidade em relação mesmo, na medida em que se encontram separados entre si ao nível de rua, mas unidos por uma pala de sombreamento com diversas inclinações ritmadas. A circulação entre os diversos volumes torna-se assim dinâmica e fluída, proporcionando a instalação de pequenas esplanadas para usufruto do utilizador.
Sobre a Work3
A Work3, empresa de projecto, fiscalização e consultoria com quadros especializados nas áreas de Arquitetura e Engenharia está sedeada em Monção, em Viana do Castelo. Possui também escritórios no Porto (Edifício Brasília) e brevemente em Lisboa.
É a partir do norte de Portugal que a Work3 desenvolve projetos, fiscalização de obras e consultoria técnica em diversas áreas nomeadamente: reabilitação urbana, residencial, logística, indústria, oil and gas, hotelaria, restauração, retail parks, etc. para o território português, mas também para Angola, Moçambiquee Guiné Bissau.
Cem por cento portuguesa e com uma equipa maioritariamente constituída por mulheres, a Work3 destaca-se pela proatividade, agilidade e capacidade de personalização de cada projeto às necessidades do cliente. O objectivo passa por fornecer as melhores soluções, de uma forma transparente, respeitando prazos e assegurando a melhor qualidade do serviço. A meta é promover o crescimento e estabelecer a marca de uma forma global como um parceiro óbvio para clientes.