Os chefes de Estado da Ucrânia e da Rússia acordaram hoje um cessar-fogo permanente na zona do leste da Ucrânia, anunciou hoje o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, após uma conversa com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.
“O Presidente ucraniano discutiu com o Presidente russo um cessar-fogo total (…). Eles acordaram um cessar-fogo em Donbass”, uma zona de minas no leste da Ucrânia, que inclui as regiões de Donetsk e Lugansk, onde têm actuado os separatistas, segundo um comunicado divulgado pela agência AFP.
Recorde-se que a Rússia tinha até ao momento negado sempre a intervenção directa de forças russas em território da Ucrânia onde as tropas leais a Kiev se debatem com os separatistas pró-russos na zona leste do país.
Ban ki-moon, secretário-geral da ONU, tinha advertido ontem as potências envolvidas na questão ucraniana para a necessidade imperativa de uma resolução política do conflito, enquanto a nova alta representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, anunciou também ontem, novas sanções a aplicar à Rússia.
(com Agência Lusa)
(Agência Lusa)