Na madrugada do próximo domingo, dia 27 de outubro, entramos oficialmente no horário de inverno em Portugal, com a habitual mudança de hora no último fim de semana de outubro. Este ajuste, que afeta Portugal Continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, faz com que os relógios sejam atrasados uma hora, permitindo, assim, ganhar mais uma hora de sono.
Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, o ajuste será feito às 02h00 da madrugada, altura em que os relógios deverão ser atrasados para a 01h00. Já nos Açores, a mudança acontece uma hora mais cedo, à 01h00, passando para as 00h00, dada a diferença horária desta região em relação ao continente.
Esta mudança de hora, instituída pela Diretiva Comunitária de 2000, estabelece que os relógios sejam ajustados uma hora para a frente no último domingo de março, com a introdução do horário de verão, e uma hora para trás no último domingo de outubro, com o regresso ao horário de inverno. Esta prática, mantida há várias décadas, visa o aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo energético.
Para quem já se habitua a organizar o calendário em função destas mudanças, a próxima alteração ocorrerá a 30 de março de 2025, altura em que voltaremos a adiantar os ponteiros para o regime de verão.
Lembre-se de ajustar todos os relógios na madrugada de domingo para evitar desencontros e garantir que está sincronizado com o horário de inverno.
Leia também: Este estendal do aldi para varanda ou radiador custa 4,99€ e seca a roupa rapidamente