A multa que este jovem terá de pagar está fixada em mais de 100 mil euros. Tudo porque o jovem de nacionalidade britânica decidiu pregar uma partida antes de embarcar num voo que fazia a ligação entre Londres, no Reino Unido, e Menorca, em Espanha. É que ainda no Aeroporto de Londres Gatwick, o suspeito partilhou uma fotografia onde afirmava pertencer ao grupo islâmico, Talibã.
O caso remete-nos para o verão de 2022, mas só agora é que este jovem está a ser julgado pela Audiência Nacional por um crime de desobediência pública. A fotografia foi partilhada num grupo privado na rede social Snapchat, acompanhada de um texto que dizia: “A caminho de rebentar com o avião (Sou um membro dos Talibã)”.
Não se sabe como, mas os serviços do Reino Unido captaram a mensagem quando o avião sobrevoava já o espaço aéreo francês. De seguida, as autoridades espanholas foram notificadas e decidiram enviar um caça F18 da Força Aérea para escoltar o voo.
O Notícias ao Minuto cita as declarações do jovem assim que foi detido à chegada a Menorca, em Espanha. “Não pensei em nenhum momento em assustar as pessoas daquele voo porque o grupo era privado e aquela mensagem não devia chegar a mais ninguém”, explicou. Durante o voo viu inclusivamente o caça F18 nas proximidades, mas o suspeito pensou que se tratasse de alguma manobra relacionada com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
A justiça pede agora ao suspeito uma multa de 22.500 euros e uma indemnização de 95 mil euros para o Ministério da Defesa, pelos custos da operação.
Leia também: Dê uma vista de olhos na carteira. Há uma moeda rara de 2€ que pode valer mais de 2.500€