Os condutores portugueses enfrentam mais uma semana de aumento nos preços dos combustíveis, com a escalada já a marcar presença pela sexta semana consecutiva. As projeções indicam que tanto o gasóleo como a gasolina irão sofrer novas subidas.
De acordo com fontes do setor, citada pelo ACP, é expectável que o preço médio do gasóleo aumente cerca de 2,5 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina deverá subir aproximadamente 3,5 cêntimos por litro.
Segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio por litro de gasolina em Portugal atingiu os 1,707 euros na última quinta-feira, enquanto o gasóleo se situou nos 1,649 euros. Esta realidade representa uma redução de 6 cêntimos na gasolina e de 5 cêntimos no gasóleo desde 1 de novembro.
Se as previsões se confirmarem para a próxima semana, o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se em torno dos 1,674 euros por litro, ao passo que o da gasolina simples 95 deverá atingir os 1,742 euros por litro.
Importa salientar que estas previsões estão condicionadas à manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal implementadas pelo governo, com o intuito de atenuar o impacto do aumento dos preços.
Entre estas medidas, destacam-se a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), que equivale a uma diminuição do IVA de 23% para 13%, o mecanismo de compensação que ajusta o ISP em relação à receita adicional do IVA e a suspensão da atualização da taxa de carbono.
Com os preços dos combustíveis em contínua ascensão, os consumidores devem estar preparados para um impacto nos seus orçamentos, à medida que enfrentam custos crescentes na hora de abastecer os seus veículos.
Leia também: Conheça a praia do Algarve que foi recentemente eleita como a 6ª melhor do mundo