Nuno Miguel Neto, responsável pelas Relações Externas e Projetos desta associação, esteve à conversa com o POSTAL e contou-nos o que mudou.
“Desde que começou osurto de covid, a nossa principal preocupação tem sido sempre as cerca de 500 pessoas que apoiamos”, começou por explicar.
Nuno Neto esclarece que a associação decidiu suspender as suas atividades presenciais no dia em que souberam que as escolas iriam fechar.
“Temos tentado continuar a desenvolver alguma forma de chegar a estas pessoas. Elas não deixam de precisar de ajuda e então o que nós tentámos fazer foi arranjar estratégias para chegar até eles”, refere.
Nuno Neto contou ao POSTAL que a APEXA começou a dinamizar um projeto denominado “Amigo Excecional”, onde é criada uma rede de pessoas que “querem ser amigos” e pessoas que “precisam de amigos”.
“Não queríamos que este projeto fosse, de certa forma, só ir levar os bens alimentares e fazer as compras às pessoas. Queríamos quase que fosse um sistema de companhia para que as pessoas pudessem ter algum tipo de apoio psicológico em casa para combater o isolamento”, afirma.
Nuno Miguel Neto salienta que qualquer pessoa pode juntar-se a este movimento. “Neste momento, nós temos o nosso site apexa.org, onde criámos um separador (apexa.org/amigo) e depois se as pessoas precisam de um amigo preenchem um formulário, se querem ser um amigo, preenchem outro formulário. No fundo, são duas bases de dados e depois o que nós fazemos é um cruzamento entre essas informações”, explica.
A pessoa que precisa de um amigo “diz o que é que necessita e o amigo diz aquilo que pode oferecer e também diz a distância que está disponível a percorrer, no que diz respeito ao raio de ação”, refere.
“Depois fazemos o cruzamento entre as moradas das pessoas que precisam e as moradas das pessoas que se voluntariam”, acrescenta.
Nuno Neto explica que, por uma questão de Responsabilidade Social, só estão a aceitar “pessoas mais formadas, de modo a poder dar um apoio mais especializado a estas pessoas”.
“Há a tal disponibilidade de ajudar nos recados e nas coisas que as pessoas precisem fora de casa para não terem de sair, mas depois temos a vertente terapêutica, mais ocupacional, caso seja um psicólogo ou um terapeuta, por exemplo”, destaca.
O responsável salienta ainda que também aceitam pessoas da área da música ou do teatro, “que possam efetivamente ir contar alguma história, fazer um pouco de companhia, manter uma conversa”.
APEXA já realizou cerca de 20 atividades subjacentes ao projecto
O projeto conta, atualmente, com cerca de 9 voluntários e já foram dinamizadas cerca de 20 ações.
“Neste momento ainda estamos em análise do impacto da iniciativa, mas até agora o feedback tem sido extremamente positivo. Algumas pessoas até perguntam se o ‘Amigo Excecional’ não pode vir mais vezes”, conta, entre risos.
Na sequência do Amigo Excecional, surge a plataforma Apexa Online. “Nós temos consciência que, nesta iniciativa, estamos sempre dependentes da adesão das pessoas e então decidimos pensar em mais soluções. Os nossos técnicos estão em casa e começaram a sentir a necessidade de continuar a ajudar as pessoas”, refere.
“Deste modo, achámos que a produção de conteúdos online poderia ser a forma mais fácil de apoiar, não só os nossos utentes, mas também qualquer pessoa que queira usufruir desses conteúdos. Nós disponibilizámos esta plataforma apexaonline.pt, em que todos os dias durante a semana vão sendo colocados diversos conteúdos gratuitos, como artigos ou vídeos, por exemplo, feitos pelos nossos técnicos”, destaca Nuno Miguel Neto.
A plataforma online centra-se nas quatro áreas de intervenção da APEXA. “Temos a área da reabilitação, mais virada para a terapia, coisas que os pais podem fazer com os filhos ou dicas de como lidar com as birras do filho agora em época de isolamento, por exemplo”, conta.
“Depois, temos a vertente da educação, que é mais virada para os jovens que estão na escola, em que temos coisas que as pessoas podem fazer em casa mais viradas para a cultivação cognitiva”, acrescenta.
Em seguida, “existem mais duas vertentes: a área do desporto e nutrição para as pessoas se manterem ativas e a vertente da comunidade, que é a vertente mais social”.
APEXA criou uma linha telefónica de esclarecimento à população
A APEXA criou uma linha de atendimento que funciona das 9 às 21 horas para esclarecer a população. “Decidimos chamar a este projeto ‘linha de urgência social’ exatamente para isso. Tal como existe a linha da Saúde 24 para o covid-19, nós decidimos criámos esta linha para esclarecimento de dúvidas”, reforça.
“Através deste número, as pessoas podem perguntar-nos outras coisas ligadas à área social, ou até mesmo pedir ajuda. Estamos a tentar, através dos nossos parceiros e das redes sociais, sinalizar essas pessoas e disponibilizámos essa rede para isso mesmo, para que as pessoas possam pedir ajuda nesta área”, adianta.
O conceito inovador que está aqui é “aproveitar os tempos mais difíceis, a pandemia, para nos reinventarmos um bocadinho, reinventar um bocadinho a nossa forma de comunicar e de chegar ao exterior”, remata.