A Polícia Judiciária participou, nos últimos dias, em conjunto com as autoridades do Uruguai, Itália e Espanha, numa operação internacional de combate ao tráfico de estupefacientes, denominada “Operação Iris”, tendo encontrado droga escondida em pranchas de surf.
Durante a operação, as autoridades apreenderam, em território nacional e no Uruguai, considerável quantidade de cocaína que se encontrava cuidadosamente dissimulada em seis pranchas de surf. Estas foram despachadas por carga aérea, daquele país da América Latina para Portugal.
Além da apreensão da droga, foram detidos três homens, sobre os quais recaem fortes suspeitas de integrarem um grupo criminoso, dedicado ao tráfico de cocaína entre a América Latina e o Continente Europeu.
Duas das detenções decorreram em flagrante delito em território nacional. A terceira ocorreu em Itália, em cumprimento de mandado de captura internacional emitido pelas competentes autoridades do Uruguai.
Os dois arguidos detidos em Portugal foram presentes a primeiro interrogatório judicial de arguido detido. Segundo a PJ foi-lhes aplicada a medida de coação prisão preventiva.
As investigações prosseguem.