A Praça de Tanger em Faro, junto ao hospital e ao estádio de futebol da cidade, vai surgir com cara renovada e já se pode ver a transformação daquele espaço público, que troca as antigas palmeiras por coqueiros.
Ao POSTAL o vereador e vice-presidente da autarquia, Paulo Santos, disse que a troca das palmeiras por coqueiros tem por base uma oferta feita à Câmara por uma empresa de viveiros de plantas.
“Uma empresa de viveiros de plantas deu à Câmara os coqueiros que estão a ser colocados e escolhemos aquela localização por ser uma das praças de Faro que apresentava alguma degradação e porque as palmeiras ali existentes tiveram de ser cortadas por terem sido afectadas pela praga do escaravelho das palmeiras”, esclareceu o vereador.
As cidades de Faro e Tanger estão geminadas há quase 30 anos, desde 24 de Junho de 1985, e em cada uma das cidades há uma praça evocativa da geminação.
Em Tanger, Marrocos, a Place de Faro foi inaugurada a 27 de Setembro de 1985, enquanto que em Faro a Praça de Tanger data de 24 de Junho do mesmo ano.
Em antecipação à data de celebração dos 30 anos de geminação a Câmara de Faro fez deslocar à cidade marroquina, já este ano, entre os dias 10 e 13 de Maio, uma delegação que manteve contactos com diversas autoridades locais e representantes do meio empresarial, liderada pelo Vice-Presidente Paulo Santos, com o objectivo de reforçar os laços de amizade e cooperação que une a cidade de Faro une à cidade capital da Região de Tânger e Tétouan.