Maio é o mês da reabertura de onze das propriedades mais icónicas do país: as Pousadas de Portugal voltam a abrir as suas portas com uma campanha especial de boas vindas que convida ao descanso e à fruição do melhor da nossa cultura, história e gastronomia, segundo anuncia o grupo Pestana, concessionário da rede de pousadas.
Situada num belíssimo chalet de montanha no alto da serra e entre florestas e cascatas de água, a Pousada Caniçada Gerês oferece uma vista inesquecível sobre a barragem da Caniçada, em pleno Rio Cávado. No Centro, a Pousada Ria, na localidade de São Jacinto, em Aveiro, é constituída por um edifício dos anos 60 que assenta em pilares sobre a água e oferece uma praia privativa, protegida pelas correntes e oxigenada pelas algas que atestam a qualidade das águas.
A Sul, é tempo de (re)descobrir os encantos do Alentejo e visitar a Pousada Convento Beja, que resulta da restauração do Convento de São Francisco, uma extraordinária combinação entre arquitetura religiosa e gótica, situada em pleno centro da cidade. E na vila dos tapetes e do peculiar castelo circular, a Pousada Convento de Arraiolos, cuja primeira pedra lançada para a sua construção data de 1527, em pleno reinado de D. João III.
No Algarve, a proposta é a de visitar a Pousada Convento Tavira, um antigo Convento de Nossa Senhora da Graça da Ordem de Santo Agostinho que se situa apenas a 15 minutos da praia da Ilha de Tavira e permite um acesso fácil a passeios de barco e observação de aves na Ria Formosa.
Até ao final de maio, reabrem mais seis Pousadas de Portugal, elevando para 11 o número de unidades abertas em todo o território nacional. A partir do dia 21, a Pousada Viana do Castelo, no alto do Monte de Santa Luzia, volta a oferecer uma das vistas mais deslumbrantes de Portugal, sobre a montanha, a cidade, o rio Lima, o Oceano Atlântico e o icónico Templo de Santa Luzia.
No mesmo dia reabrem também a Pousada Serra da Estrela, projeto do Arquiteto Souto Moura, que recuperou as linhas mestras do antigo sanatório da Serra da Estrela, e a Pousada Castelo Alcácer do Sal, localizada no castelo medieval desta vila numa colina com vista para as águas tranquilas do Rio Sado.
No final do mês, a 28, a Norte, já é possível pernoitar na Pousada Mosteiro de Amares, um Mosteiro Cisterciense do séc. XII que resultou de um projeto de recuperação do Arquiteto Eduardo Souto de Moura e que permite aos visitantes conhecer ou regressar ao Parque Nacional da Peneda Gerês, a primeira área protegida criada em Portugal.
A Sul, e também a partir do dia 28, o convite é para conhecer a Pousada Mosteiro do Crato, edificada no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, uma das obras mais emblemáticas da região do Alentejo e um exemplar único do Gótico em Portugal, ou a Pousada Palácio Estoi, o único “hotel palácio” do Algarve, onde os hóspedes são convidados a fazer uma viagem no tempo pelos estilos Neoclássico, Neorococó e Arte Nova, num magnifico edifício do século XIX com jardins de estilo francês.
Seja um castelo, palácio, mosteiro ou convento, cada Pousada de Portugal representa uma experiência única para o hóspede que privilegia o património, a história, a paisagem, a hospitalidade, o conforto e, naturalmente, a gastronomia da maior rede nacional de restaurantes de comida típica portuguesa, com o melhor de cada região em receitas tradicionais confecionadas com ingredientes frescos e locais.
Em junho, outras Pousadas de Portugal irão também reabrir, com ofertas especiais de até 30% de desconto nas reservas.
Para garantir a máxima segurança a hóspedes e colaboradores, as Pousadas de Portugal regem-se por um rigoroso protocolo de procedimentos de higienização tendo merecido a distinção do selo Clean & Safe.
Sobre as Pousadas de Portugal
As Pousadas de Portugal representam uma marca de 33 hotéis instalados em edifícios históricos como Castelos, Palácios, Mosteiros e Conventos, presentes de norte a sul do país e também nos Açores e Madeira.
Com mais de sete décadas de história, as Pousadas de Portugal são sinónimo de qualidade, hospitalidade, cultura e tradição. Tiveram a sua origem nos anos 40, com a construção das primeiras Pousadas Regionais destinadas a alojar os visitantes e fornecer-lhes alimentação consentânea com o estilo e as tradições de cada região.
Na década de 50 o conceito alargou-se às Pousadas históricas, instaladas em monumentos cuidadosamente restaurados para o efeito.
O compromisso é garantir uma oferta turística diferenciada que mantém viva a chama hospitaleira dos portugueses e se afirma como um veículo de proteção e divulgação do nosso património cultural. A garantia que dão é a excelência, que naturalmente não dispensa todo o respeito pela recuperação do património arquitetónico nacional, adaptado às modernas exigências de conforto e bem-estar, em sintonia com a sua autenticidade.
A gastronomia é um dos pontos fortes da sua identidade, representando a maior rede de restaurantes de gastronomia tradicional portuguesa que alia a riqueza dos lugares com um serviço de qualidade.
As Pousadas de Portugal integram o programa Pestana Sustainability Program: Planet Guest – “Somos apenas hóspedes do Planeta” – que incorpora todas as iniciativas que promovem a sustentabilidade. O Planet Guest transmite a posição do Grupo e dos seus colaboradores no que diz respeito à sustentabilidade do Planeta em que vivemos e o foco do PHG na extrema preocupação perante as gerações futuras. Tem como objetivocriar valor no longo prazo para a empresa, desenvolvendo a sua atividade com respeito pelo meio ambiente, comunidades locais, colaboradores, clientes e todos os stakeholders relevantes no exercício da sua atividade.