Será que compensa mudar de fornecedor? Para encontrar a resposta basta fazermos uma simulação, recorrendo a diversas ferramentas disponíveis na Internet, nas quais podemos comparar o que pagamos atualmente com as ofertas mais competitivas do mercado. O Expresso fez esta sexta-feira diversas simulações que mostram que são muitos os comercializadores com preços mais vantajosos que os regulados. As diferenças permitem economizar mais de 100 euros por ano.
Para consumos mais reduzidos, quem ainda tenha tarifas reguladas (e são mais de 900 mil famílias) conseguirá economizar mais de 5 euros por mês ao contratar os fornecedores mais competitivos, como a Luzboa e a EDP Comercial. Uma poupança superior a 60 euros por ano. Para consumos mais elevados os tarifários mais competitivos permitem economizar até 12 euros por mês, ou mais de 140 euros por ano.
Se faz questão de ter eletricidade 100% renovável, então pagará um pouco mais. Mas tem várias opções à sua disposição, todas no mercado liberalizado, já que o regulado não tem essa opção e oferece o “mix” convencional de energia renovável e de origem termoelétrica.
As simulações que apresentamos de seguida foram feitas no simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que vai sendo atualizado à medida que cada comercializador atualiza os seus preços ou lança novas campanhas.
Conheça de seguida os resultados para os diversos perfis de consumo. Começamos pelos consumos mais reduzidos: 250 kilowatt hora (kWh) mensais com 3,45 kVA de potência contratada. A oferta mais competitiva é da empresa Luzboa, com um tarifário que está indexado ao mercado grossista (em que o preço do kWh varia mensalmente).
Esta oferta da Luzboa, tal como a da EDP Comercial, permite poupar mensalmente mais de cinco euros face ao que custaria contratar tarifas reguladas do comercializador de último recurso (SU Eletricidade, antiga EDP Serviço Universal).
FATURA MENSAL PARA CONSUMO REDUZIDO COM TARIFA SIMPLES
A segunda simulação que apresentamos é para consumos um pouco mais elevados, com 450 kWh mensais e potência contratada de 6,9 kVA, em tarifa simples. Novamente, a oferta mais competitiva atualmente pertence à Luzboa e permite economizar mensalmente mais de 12 euros face ao custo das tarifas reguladas em vigor na SU Eletricidade.
FATURA MENSAL PARA CONSUMO ELEVADO COM TARIFA SIMPLES
A terceira simulação contempla a opção bi-horária. O pressuposto é que num consumo mensal de 450 kWh haja 250 kWh consumidos durante o dia (fora de vazio) e 200 kWh durante a noite e fim-de-semana (vazio). Também aqui com potência contratada de 6,9 kVA. A oferta mais barata disponível é da Luzboa. Permite uma poupança face aos preços regulados de mais de 10 euros por mês.
FATURA MENSAL PARA CONSUMO ELEVADO COM TARIFA BI-HORÁRIA
O quarto e último perfil de consumo é para quem faz questão de ter eletricidade 100% renovável (em que os comercializadores adquirem garantias de origem a produtores de energias verdes), para consumos mensais de 250 kWh com potência contratada de 3,45 kVA em tarifa simples. A oferta mais barata é da Goldenergy, que não tem comparação com tarifas reguladas porque estas não oferecem opção 100% renovável.
FATURA MENSAL PARA CONSUMO 100% RENOVÁVEL
Nota metodológica: as simulações realizadas incluíram todo o tipo de ofertas de eletricidade, incluindo as que estão condicionadas (com descontos cruzados com outros parceiros, sujeitas a recomendação de amigos que já sejam clientes, ou outras condições, que o simulador da ERSE explica em detalhe). Apresentamos todos os comercializadores com tarifários mais económicos do que os preços regulados, e optámos por não apresentar as ofertas do mercado liberalizado que sejam atualmente mais caras do que as tarifas reguladas.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso