A manchete do POSTAL desta semana é sobre a seca que nos assola. O fosso que separa os agricultores e os ambientalistas é cada vez maior e os tempos começam a ser de grandes incertezas, com a falta de chuva no Algarve que já está a afetar as próprias culturas de sequeiro. As alfarrobeiras, as amendoeiras, as figueiras e as oliveiras”, estão já com falta de humidade no solo, sendo os concelhos de Olhão, Faro, São Brás de Alportel e Loulé os mais afetados.
A menos má notícia é que foi lançado a concurso para a construção de uma central de dessalinização no Algarve, a primeira do continente português. O custo estimado é de 45 milhões de euros com financiamento de Bruxelas e estará operacional daqui a três amos.
Em Silves, há um convite para todos: a 6ª Mostra Silves Capital da Laranja. Para além da área da citricultura, estarão presentes expositores ligados aos vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia.
Também os grandes eventos desportivos estão de regresso ao Algarve: a Volta ao Algarve em Bicicleta já está aí e há muito mais eventos até ao fim do ano, a fazer fé que a pandemia por covid-19 esteja a chegar ao fim. Há igualmente uma justa homenagem que o Município de Vila Real de Santo António vai fazer. No dia da passagem da Volta ao Algarve pela cidade pombalina, este sábado, o município vai homenagear Rogério Domingos e Neto Gomes pelos seus contributos para a promoção do desporto no concelho e pela sua dedicação ao serviço do ciclismo.
O bom tempo no Algarve, que contraste com a atual falta de chuva, apesar de tudo, está a abrir portas para uma recuperação turística antecipada: o Aeroporto de Faro já está a receber mais de 100 voos diários e as reservas começam a ser significativas. E para o verão, os operadores turísticos começam a acreditar numa ocupação turística próxima de um ano normal.
Apesar dos tempos incertos vividos nestes últimos anos, o POSTAL dá nota de vários apontamentos positivos e de esperança: há um novo Laboratório de Eletroencefalografia com equipamento de Alta Tecnologia no CHUA, a empresa farense Carob World foi premiada no Dubai como o produto mais inovador, o velejador João Pontes do Ginásio Clube Naval de Faro conquistou o título de campeão na Copa de Espanha, a curta-metragem “A Vida Laranja do Algarve” ganhou vários prémios e seleções de prestígio para festivais de cinema em todo o mundo, a Universidade do Algarve está entre as melhores ‘jovens’ do mundo segundo o ranking do Times Higher Education, Castro Marim instala equipamentos de telemetria para combater o desperdício do consumo de água e a habitação a custos controlados vai a sorteio em Olhão.
Em tempos que se querem de esperança, o POSTAL dá nota de quatro projetos exploratórios do Algarve Biomedical Centre Research Institute que vão ser financiados e da “Água Monchique que cria um inovador departamento da Felicidade para os seus colaboradores. Há ainda uma família de Lagos que precisa da nossa ajuda para prosseguir com os tratamentos da sua filha de 3 anos, diagnosticada com KAT6A, uma síndrome extremamente rara que provoca distúrbios neurodesenvolvimentais, e há também, em gesto de solidariedade, os Paços do Concelho de Tavira que estão, esta semana, iluminados de azul para assinalar o Dia Internacional da Síndrome de Angelman. E para ajudar cerca de 500 idosos na região algarvia, os municípios de Tavira, Loulé, Castro Marim e Alcoutim assinam um protocolo que espera-se vir a permitir fortalecer a implementação de estratégias de apoio e de capacitação dos idosos mais vulneráveis na região.
Ainda de leitura obrigatória, a crónica de Paulo Serra, na rubrica “Letras & Leituras“, sobre “Stefan Zweig deve morrer”, livro de Deonísio da Silva, publicado recentemente pela Minotauro.
E há ainda, uma viagem pelas terras de Loulé com a escrita rica em “sabores” e “cheiros” do jornalista Ramiro Santos. No seu Bilhete Postal, com as suas “pinceladas inspiradas no Algarve que tanto amamos”, Ramiro leva-nos desta vez ao maior concelho algarvio, que tem tanto de beleza no litoral, como no barrocal e serra, a terra do Aleixo e da Tia Anica: “Do mar à serra nas voltas de um corridinho”.
A fechar, o POSTAL faz, nas suas páginas, um convite público aos vereadores da oposição para melhor poder compreendermos o seu papel autárquico. O desafio está lançado, esperemos agora que os vereadores eleitos da oposição, geralmente sem pelouros nos respetivos municípios, aceitem o nosso repto: responderem às três questões que lançámos! Para quem aceitar este convite do POSTAL, relembramos que as respostas não devem ser dadas individualmente por cada vereador da oposição, mas sim em representação conjunta por cada força política, para as podermos partilhar com os nossos leitores.