A época natalícia, conhecida pelo espírito de solidariedade e troca de presentes, revelou surpresas nos hábitos de consumo dos portugueses este ano. Contrariando as expetativas, as famílias gastaram, em média, 10% a mais do que no Natal do ano anterior, de acordo com dados revelados pela SIC Notícias.
Entre os dias 1 e 20 de dezembro, cada português efetuou compras com cartões, desembolsando aproximadamente 35 euros por transação. Apesar de representar uma ligeira redução de cerca de um euro por compra em comparação ao ano passado, o número total de transações aumentou, indicando uma tendência de maior atividade económica.
Os dados, fornecidos pela REDUNIQ Insights, uma empresa da rede UNICRE que detém cerca de 70% do mercado de cartões de pagamento, mostram um crescimento notável de 14% no número de pagamentos efetuados com cartão nas lojas durante a quadra natalícia.
Principais setores beneficiados
Os gastos foram distribuídos principalmente nos setores de hiper e supermercados (31%), moda (12%) e restauração (10%). Apesar de representar uma percentagem menor, as despesas em restaurantes foram as que mais cresceram em comparação com o ano anterior.
Contrariando as previsões do Instituto Português de Administração de Marketing, que apontava que 60% dos portugueses planeavam gastar menos, as famílias mostraram uma tendência oposta, surpreendendo os especialistas.
A análise regional revela que Bragança, Portalegre, Viana do Castelo e os Açores foram as regiões onde se registou um aumento significativo nos gastos em comparação ao ano anterior.
Este comportamento de consumo mais robusto durante a época natalícia pode ser interpretado como um sinal de otimismo económico e confiança por parte dos consumidores.
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