Um estudo recente dá conta de que Portugal é um dos 10 países que, em todo o mundo, têm valores mais baixos de emissões de CO2 provenientes do setor dos transportes (per capita).
Isto são boas notícias para o nosso país no que respeita à sustentabilidade. Para a realização do estudo, divulgado no site Utility Bidder, os especialistas recolheram os dados de vários países a nível mundial, utilizando as informações da Sustainable Startup Destinations (SSD), e fizeram os cálculos da relação entre emissões de dióxido de carbono e a população.
Ao analisar os resultados, chegaram à conclusão de que o México é atualmente o país com menos emissões de CO2 per capita, com um valor de 0.84 toneladas. A medalha de prata vai para a Turquia, com 0.94 toneladas, e a fechar o pódio encontra-se a Hungria, com emissões de 1.26 toneladas per capita, sendo o melhor representante da Europa e União Europeia neste top-10.
Portugal divide um honroso sétimo lugar com a Grécia, ambos com valores de 1.39 toneladas de emissões de CO2 per capita. No entanto, segundo a Utility Bidder, citada pela Motor 24, os baixos valores podem ter também um significado menos positivo, ou seja, podem significar uma população com pouca mobilidade ou uma economia menos ativa.
Mas pode ainda haver uma outra explicação, que reside na falta de necessidade de percorrer distâncias mais longas, dando o exemplo da Hungria, em que os valores do país podem ser explicados pela ausência de grandes cidades fora cidade de Budapeste, a mais populosa daquele país.
Lista completa do top-10 de países com menos emissões de CO2 per capita (em toneladas):
1º México 0.84
2º Turquia 0.94
3º Hungria 1.26
4º Eslováquia 1.28
5º Chile 1.32
6º Itália 1.36
7º Grécia 1.39
7º Portugal 1.39
9º Reino Unido 1.41
10º Japão 1.43
Leia também: Saiba o que deve logo fazer se for picado por uma vespa asiática