Junho é mês de Santos Populares e Portimão mantém e reinventa a tradição, preparando-se para viver 17 dias de grande animação, onde não faltarão as Marchas Populares, enquanto a zona do centro histórico da cidade ganha nova vida com uma festa em plena Rua Nova, recuperando algumas tradições desta época. As noites prometem ser animadas pelos arraiais e pela música e dança ao ritmo das canções populares. Enfeitadas com grinaldas e globos coloridos, a Rua Nova será invadida pelo cheiro da sardinha assada e pelos aromas dos manjericos.
As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município para o tradicional desfile, que este ano voltam a contar não só com a participação de três colectividades do município, o Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e a Sociedade Recreativa Figueirense, mas também com a presença de três marchas convidadas, o Centro Comunitário Duna – CASLAS, a Santa Casa da Misericórdia de Lagos e a Associação Grupo de Amigos da Pedreira /Silves.
O primeiro desfile terá lugar no Polidesportivo da Figueira no próximo dia 12, enquanto no dia 19 os marchantes vão desfilar na Zona Ribeirinha de Alvor no âmbito do programa da Semana Gastronómica de Alvor, culminando esta grande festa popular com o desfile final do dia 26, na Zona Ribeirinha de Portimão, sendo de referir que todos os desfiles começarão às 22 horas.
Marchas Populares reunirão cerca de três centenas de participantes
A edição deste ano das Marchas Populares de Portimão reunirá cerca de três centenas de participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que darão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve.
Nas ruas, decoradas a preceito, irão festejar-se Santo António, São João e São Pedro com cheiro a alecrim e a rosmaninho e como não há Santos Populares sem arraial, o Sporting Glória ou Morte Portimonense realizará Arraiais e Bailes no espaço adjacente à antiga Lota de Portimão (entre a Lota e a Ponte Velha), nos sábados de 13, 20 e 27 de Junho, a partir das 20.30, com direito a sardinhas assadas no pão com saladinha de pimentos, ou pregos e bifanas e muita música.
Este ano a Festa dos Santos Populares de Portimão reinventa-se e celebra-se numa das principais ruas do centro histórico da cidade com uma grande festa na Rua Nova em conjunto com as colectividades locais e associações culturais, nomeadamente a Contramaré – Associação Cultural de Portimão, o Clube União Portimonense, a Sociedade Vencedora Portimonense e a Teia D´Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva. Os Arraiais serão sempre às 18 horas, no dia 13 com uma Sardinhada e nos dias 24 e 29 de Junho com barraquinhas com venda de bebidas e de vários petiscos em plena rua decorada com arcos, balões coloridos e cheiros de manjericos, com concertos e projecção de imagens e ainda os saltos à fogueira.
De realçar que a Rua Nova foi palco de um conjunto de iniciativas que marcaram a I Semana da Reabilitação Urbana em Portimão nos meses de Abril e Maio.
Esta iniciativa é organizada pelo Município de Portimão em conjunto com a Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor, Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.