O XI Concurso de Fado Amador Cidade de Portimão caminha a passos largos para a Grande Final que se realizará já no próximo dia 12 de Dezembro, pelas 21.30, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com o fadista convidado Jorge Fernando.
As três eliminatórias previstas pelo regulamento realizaram-se nas três freguesias do concelho, nos dias 15, 22 e 29 de Novembro, correspondentes às eliminatórias de, Portimão, realizada no Salão do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, da Freguesia da Mexilhoeira Grande, realizada no Salão da Sociedade Recreativa Figueirense e de Alvor, realizada no Salão do Cento Comunitário de Alvor, respectivamente. A estas colectividades chegaram para “ouvir cantar o Fado” cerca de 60 espectadores em cada eliminatória, contribuindo, assim, para a dinamização cultural destas colectividades.
Clima de festa e competição saudável marcou as eliminatórias
As três eliminatórias decorreram em clima de festa e de competição saudável entre todos os participantes, tendo sido nota constante a qualidade dos candidatos a concurso.
Garantiram a passagem à Grande Final 11 concorrentes, sendo que dois deles irão disputar o Prémio Revelação, prémio atribuído ao concorrente mais bem classificado e com idade compreendida entre os 10 e os 15 anos de idade.
Assim, Ana Raquel Ramos, de Beja, Helena Candeias, de Lagos, Catarina Cândido de Estômbar e Zélia Viana, de Aljezur, com apenas 11 anos, foram os concorrentes apurados na 1.ª eliminatória; Mónica Ribeiro, de Alcantarilha, Firmino Rodrigues, do Parchal, Sofia Alberto, do Calvário e Rita Luz, de Portimão, com apenas 13 anos, foram os concorrentes apurados na 2.ª eliminatória; Carlos Filipe, que veio de Santarém, Cecília Valentim, de Portimão e Sandra Reis, de Beja, foram os concorrentes apurados na 3.ª eliminatória.
De acordo com as palavras da autarquia portimonense, “a iniciativa constituiu um marco de relevante interesse e importância na programação cultural do município, tendo como principal objectivo divulgar e estimular o gosto pelo Fado, Património Imaterial da Humanidade, bem como dar a conhecer novos talentos musicais. Os cerca de trinta candidatos oriundos de vários pontos do país que se apresentaram para esta edição foram um sinal de que este é um evento que chega longe e de que a cidade de Portimão recebe bem quem a visita”.
“Constatou-se, ainda, que o Fado é transversal a todas as idades, tendo-se verificado com agrado uma participação activa dos mais jovens, mostrando que o futuro do fado está garantido”, remata.
Os bilhetes custam dez euros e podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado, das 13-30 às 18.30, e em dias de espectáculo das 13.30 às 21.30 horas. Mais informações e reservas através dos números 282 402 475 e 961 579 917, ou do sítio na internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.