A Câmara de Portimão aprovou a adjudicação de um concurso público com vista à execução de obras de requalificação e manutenção, por um ano, de espaços verdes nas zonas de maior trafego e concentração de pessoas da cidade de Portimão.
“Este concurso cujo investimento total ronda os 338.200 euros e que corresponde a 11,5 hectares do total dos 60 hectares de espaços verdes de Portimão, é a primeira intervenção, de várias que se encontram previstas para os próximos dois anos, com o objectivo de recuperar e garantir espaços verdes condignos e bem mantidos em todo o município”, explica a autarquia portimonense em comunicado de imprensa.
Esta primeira prestação de serviços incide sobre espaços verdes localizados “na Praia da Rocha e áreas adjacentes à Via V6, (vide mapa em anexo), tendo assumido prioridade por se tratar de áreas de grande exposição e importância ao nível do turismo e de uma via que é a entrada e via de distribuição principal da cidade, pelo que a sua importância enquanto cartão-de-visita é por demais evidente”, acrescenta.
Os trabalhos começarão por ser de recuperação dos espaços verdes em causa, ao nível das redes de rega, plantações, sementeiras, revestimentos e coberturas de solo para depois, por um período de um ano, se realizarem os trabalhos de manutenção regular.
Através desta adjudicação serão intervencionados 60 espaços verdes nas Avenidas Tomás Cabreira, Avenida do Rio Arade, Avenida das Comunidades Lusíadas (V3), Avenida São Lourenço da Barrosa (V6), Estrada da Rocha e em zonas adjacentes a estas vias.
Catorze rotundas já foram ‘adoptadas’
Na próxima quinta-feira, dia 9, pelas 16 horas, decorrerá no Salão Nobre da Câmara de Portimão a assinatura dos contratos com as entidades que vão ficar responsáveis pela manutenção de 14 rotundas em Portimão.
De salientar que a autarquia desafiou, no passado mês de Janeiro, privados a celebrarem Contratos Patrocínio relativos à Manutenção de Rotundas do Município de Portimão tendo como contrapartida a promoção de marcas nesses espaços.
“Através desse procedimento abriu-se a possibilidade de empresas privadas puderem ‘adoptar’ uma rotunda, pelo prazo de um ano, assumirem a manutenção do espaço verde e como contrapartida activarem a publicidade da sua empresa/marca”, conclui a autarquia portimonense.