No âmbito da geminação existente, desde 19 de Janeiro de 2008, entre os municípios de Lagoa, no Algarve, e Lagoa, nos Açores, realiza-se nos dias 21 e 22 de Maio a recreação das Festas do Divino Espírito Santo, dando continuidade às relações institucionais entre ambos os municípios e cumprindo, assim, os acordos celebrados no passado.
Este evento, que remonta ao século XIV e tem forte tradição no arquipélago dos Açores, tem como primordial objectivo estreitar os laços entre os dois municípios e, paralelamente, possibilitar a tão desejada partilha histórico-cultural junto das populações.
Assim, e antecedendo o evento a realizar na noite de 21 e na tarde de 22 de Maio, em vários locais da cidade, estará patente nos claustros do Convento de São José, em Lagoa, Algarve, uma exposição fotográfica com o tema da Festa do Divino Espírito Santo em Lagoa, Açores.
A Câmara Municipal convida toda a população a visitar aquela exposição, que estará patente de 30 de Abril a 22 de Maio, nos claustros do Convento São José.
As festas em louvor do Divino Espírito Santo são vividas com intensidade em todo o arquipélago dos Açores, ainda que as celebrações apresentem diferenças de ilha para ilha e até mesmo entre freguesias.
Iniciam-se após a Páscoa e prolongam-se até ao oitavo domingo seguinte, o da Trindade, apesar de já ser comum alargarem-se até ao Verão, devido ao regresso dos emigrantes à terra natal. O domingo de Pentecostes e o sétimo após a Páscoa é o momento mais alto das comemorações que, nesse dia, se repetem por todas as ilhas.
O impacto das festas do Espírito Santo é tal que a segunda-feira a seguir ao domingo de Pentecostes é feriado regional e o Dia da Região Autónoma dos Açores.