O Comando Distrital de Faro deteve, na última noite, dois homens na cidade de Olhão, na sequência de um conjunto de crimes que incluem condução sob o efeito de álcool, posse ilegal de arma de fogo, dano qualificado e resistência e coação sobre funcionário. A intervenção policial decorreu no âmbito de uma ação de policiamento de visibilidade, que culminou numa série de eventos críticos.
A situação teve início por volta das 03h20, quando os agentes da PSP observaram um veículo cujo condutor, ao perceber a presença de uma patrulha, tentou fugir. Perante a atitude suspeita, a viatura foi seguida e, posteriormente, imobilizada com o apoio de uma outra patrulha.
No momento da abordagem ao veículo, o passageiro, que empunhava uma carabina, fugiu a pé, sendo alcançado a curta distância. Os agentes ordenaram de imediato que largasse a arma, mas o suspeito resistiu inicialmente à ordem, levando um dos polícias a efetuar um tiro de advertência para o ar. Após o disparo, o suspeito atirou a arma para o chão, permitindo a sua detenção e algemagem.
Entretanto, o condutor do veículo, ao ver o passageiro abandonar o carro, decidiu avançar em direção à viatura policial que bloqueava a sua passagem, colidindo violentamente com esta e provocando danos materiais. Apesar da tentativa de fuga, os agentes conseguiram intercetá-lo e proceder à sua detenção.
Durante as diligências subsequentes, a polícia apreendeu 2.500 euros em dinheiro, cuja origem os suspeitos não conseguiram justificar, bem como uma faca. Após ser submetido ao teste de alcoolemia, o condutor acusou uma taxa de 1,61 g/l de álcool no sangue.
Face à gravidade dos crimes cometidos, ambos os suspeitos foram constituídos arguidos e notificados para comparecerem no Tribunal de Olhão, na próxima segunda-feira.
Leia também: Este estendal do aldi para varanda ou radiador custa 4,99€ e seca a roupa rapidamente