A edição “Platibandas do Algarve” estará à venda já no próximo dia 3 de dezembro. As fotografias são de Filipe da Palma e os textos foram escritos por Miguel Reimão Costa, José Eduardo Horta Correia, Alexandre Tojal e Pedro Prista. A obra conta tem prefácio de Guilherme d’Oliveira Martins.
“As platibandas são uma referência marcante dos edifícios do Algarve e são um elemento de grande valor patrimonial, com uma importância notável na imagem dos aglomerados urbanos e dos núcleos rurais. Embora mais evidentes na região do sotavento a sua presença e uma constante em todo o territ6rio do Algarve e sobressai de uma forma graciosa e colorida na valorização da paisagem de toda a região”, explicam os autores da obra.
As platibandas constituem “uma expressão muito especial da afirmação da cultura construtiva regional, tanto na arquitectura popular, como na erudita. São também um testemunho do gosto de criar formas e da perícia de construir do povo algarvio”.
Esta edição, ilustrada com mais de 160 imagens, é o resultado de um significativo e original levantamento fotográfico, que se tornou a base de um estudo importante para a identidade da região e para os apreciadores do patrim6nio do Algarve.
Trata-se de um livro que “nos deixa surpreendidos, curiosos e interessados por uma realidade muito viva que apetece admirar e compreender”.
O livro, com capa dura, custa 35 euros