Um grupo de motards, liderado por Elisabete Vasconcelos representando o “Pink Riders Motard Club”, chamou a atenção de toda a cidade de Faro, no passado domingo, para a importância do rastreio do cancro da mama, numa manifestação de claro apoio ao “Outubro Rosa”, movimento internacional de prevenção do cancro da mama, promovido no Algarve pela Associação Oncológica do Algarve (AOA).
Este rastreio, implementado pela AOA em 2006, realiza anualmente cerca de 16.000 exames mamográficos.
Todas as mulheres elegíveis (dos 50 aos 69 anos de idade e sem patologia mamária prévia) inscritas no Centro de Saúde da sua área de residência são convocadas para fazerem um exame mamográfico, de forma gratuita, na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama, da AOA, que se desloca, de dois em dois anos, ao Centro de Saúde de cada concelho do Algarve.
Estes exames são depois estudados por médicos radiologistas e, sempre que necessário, a mulher é chamada para uma consulta de aferição, seguindo depois os trâmites clínicos.
Participaram nesta manifestação as seguintes associações motards, lideradas pelo Pink Riders Motard Club (Elisabete Vasconcelos): Rider’s 13, Moto Clube Moncarapacho, G.M. Golfinhos da Estrada Almancil, Moto Clube Universitário Os Infantes, Grupo Amigos Motard’s Os Pirata.