Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas devido a um terramoto de magnitude 6,0 na escala de Richter que atingiu hoje o norte da ilha indonésia de Samatra.
A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia indicou que o epicentro do terramoto se situou na região norte da província de Tapanuli, no norte de Samatra, e deixou pelo menos um morto.
“Vários moradores sofreram ferimentos na cabeça e estão a receber cuidados intensivos”, acrescentou a agência. O número exato de feridos é ainda desconhecido.
O terramoto de magnitude 6,0 ocorreu às 14h28 (20h28 de sexta-feira em Lisboa) a uma profundidade de 10 quilómetros e, de acordo com a agência indonésia, “não tinha potencial para originar um tsunami”.
Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo, estimou a magnitude do terramoto em 5,8 e o epicentro a 13 quilómetros de profundidade.
Segundo as autoridades indonésias, o sismo inicial foi seguido de várias réplicas, de magnitude entre 5,0 e 5,1, cujo impacto foi “de moderado a forte durante três a cinco segundos” em vários locais.
A atividade sísmica levou a que “as pessoas entrassem em pânico e saíssem a correr das suas casas”, disse a agência indonésia, que confirmou ainda que o sismo causou cortes no fornecimento de eletricidade.
Em fotos e vídeos divulgados pelos serviços de emergência indonésios, podem ser vistos feridos a receber tratamento médico, e danos materiais em edifícios, infraestruturas e casas, cuja extensão ainda está a ser avaliada pelas autoridades.
O arquipélago indonésio, que inclui a ilha de Timor, dividida entre Timor-Leste e a Indonésia, situa-se no chamado “anel de fogo” do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, onde são registados milhares de sismos por ano, na maioria dos casos de magnitude fraca a moderada.
Em 27 de maio, o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um aviso de tsunami – retirado poucas horas depois – para os países banhados pelo Índico por causa de um sismo de magnitude 6,1 ao largo da costa de Timor-Leste.
Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 no norte de ilha de Samatra matou pelo menos oito pessoas.
Em janeiro de 2021, um terramoto de magnitude 6,2 atingiu a ilha de Celebes, matando mais de 100 pessoas e destruindo as habitações de milhares de pessoas na cidade costeira de Mamuju.
Em 2004, um terramoto de magnitude 9,1 atingiu a costa de Samatra e desencadeou um tsunami que matou 220 mil pessoas em toda a região, incluindo cerca de 170 mil na Indonésia.