A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN) emitiu um alerta para que fossem retirados do mercado vários lotes de gelados vendidos nas cadeias de supermercado Aldi e Lidl. Em causa está a existência “corpos estranhos” – nomeadamente pedaços de madeira – no conteúdo dos gelados.
Numa publicação partilhada nas redes sociais, o regulador “recomenda às pessoas que tenham nos seus domicílios os produtos incluídos neste alerta que se abstenham de os consumir e que os devolvam no local compra”.
O regulador divulgou uma lista com as marcas e lotes dos gelado afetados:
- Gelatelli 7×75 Eclipse – Lidl
- Espiral 7×75 de Hacendado – Aldi
- Chupy Fresh (de morango e limão e de coca-cola, morango e baunilha) – Aldi
O Aldi anuncia que foram retirados os gelados da marca Chupy Fresh, dos referidos sabores, e disponibilizou uma linha de apoio aos clientes que tenham adquirido os produtos afetados, avança o jornal El País.
Segundo informação divulgada pelo Lidl Espanha, o alerta foi avançado pelo fabricante Lacrem. “O produto pode conter pedaços de madeira pelo que se pede que não os consumam”, pode ler-se. A cadeia de supermercados garante que os lotes identificados não serão vendidos no Lidl Espanha e que os clientes serão “reembolsados pelo preço de compra, inclusive sem apresentar o recibo da compra”.
“Nenhum outro produto vendido pelo Lidl Espanha da marca Gelatelli nem do fabricante Lacrem está afetado por este alerta”, acrescentam.
AGÊNCIA ESPANHOLA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO
A Mercadona, que vende também gelados produzidos pelo Lacrem, anunciou, no dia 29 de julho, que iria retirar voluntariamente e por precaução os gelados Espiral de Hacendado, devido à possibilidade de existirem pedaços visíveis de madeira no conteúdo. A política da cadeia de supermercados permite também o reembolso aos clientes que procedam à devolução dos produtos.
A SIC Notícias contactou as três cadeias de supermercados para saber se os referidos gelados estão à venda em Portugal. A Mercadona informou que, quando foram informados pelo fornecedor, “procedeu nesse mesmo dia à retirada de todos os lotes deste produto dos seus supermercados em Espanha e Portugal”.
Além disso, afirma ainda que “caso o cliente tenha o referido produto e pretenda devolvê-lo, o valor ser-lhe-á restituído na loja mais próxima”.
Por outro lado, o Lidl garantiu à SIC que “os gelados em questão – Gelatelli 7 X75 Eclipse, lote 31/04/2024 a 30/07/2024 – não se encontram à venda nas lojas Lidl em Portugal”.
Até à publicação deste artigo, o Aldi Portugal não respondeu às questões enviadas pela SIC Notícias.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL