A atleta Ana Cabecinha, que alcançou o sexto lugar na prova de 20 quilómetros marcha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, vai ser recebida em festa amanhã, pelas 12.45 horas, em Pechão.
Segundo a autarquia olhanense, “o feito conseguido por Ana Cabecinha é motivo mais que justificado para que na próxima quarta-feira (amanhã), seja recebida em festa no Clube Oriental de Pechão, concelho de Olhão, onde marcarão presença diversas entidades locais e concelhias, entre elas o presidente da Câmara de Olhão, António Miguel Pina, assim como elementos da Federação Portuguesa de Atletismo”.
Ana Cabecinha alcançou, na sexta-feira passada, a melhor classificação de sempre da marcha portuguesa ao classificar-se na sexta posição da prova dos 20 quilómetros nos com o tempo de 1:29:23, a 48 segundos da medalha de ouro obtida pela chinesa Hong Liu, sua adversária e uma das suas referências na modalidade.
A recordista portuguesa, e actual campeã nacional da distância, lutou até à exaustão, e realizou um tempo superior ao seu recorde nacional e às suas duas anteriores participações em jogos olímpicos: em Pequim foi oitava classificada, tendo gasto 1:27:03, e em Londres ficou na nona posição com o tempo de 1:28:03. Curiosamente, qualquer um destes tempos daria o ouro no Brasil, sendo certo que as variáveis foram outras e igualmente as suas adversárias também fizeram marcas abaixo das suas potencialidades.
O autarca olhanense já mostrou a sua “satisfação e orgulho pelo resultado conquistado por Ana Cabecinha, uma lutadora incansável que trouxe para o nosso concelho a marca de segunda melhor europeia em prova nos 20 quilómetros marcha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para nós, este sexto lugar é como se fosse de ouro. Parabéns pelo resultado alcançado, Ana Cabecinha!”, enalteceu o presidente da Câmara de Olhão, depois de assistir à prova da atleta do Clube Oriental de Pechão.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Olhão atribuiu um apoio financeiro para a preparação de Ana Cabecinha tendo como objectivo os Jogos Rio2016, contribuindo para a realização de estágios em altitude (em Espanha) e para a participação em provas internacionais (Challenge Internacional de Marcha da IAAF – Associação Internacional de Federações de Atletismo). Também o treinador da atleta Paulo Murta, funcionário da Câmara de Olhão, teve dispensa do serviço para poder apoiar a atleta da melhor forma na sua preparação.