Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Reprodução Facebook | DR
Nacional, Política

PDM de Faro arrisca ficar desatualizado, mesmo depois de revisto, lamenta Rogério Bacalhau

“Infelizmente, não é o município propriamente que faz o PDM. Nós temos o trabalho e a obrigação, mas depois quem manda nas regras que lá estão não somos nós”

09:25 24 Novembro, 2023 09:29 24 Novembro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Faro é a “possível” e o documento arrisca ficar desatualizado quando planos de ordenamento de âmbito regional forem revistos, lamenta à Lusa o presidente da autarquia.

Além do calendário a duas velocidades entre a revisão do PDM de Faro, em discussão pública até 05 de dezembro, e a atualização de outros documentos estratégicos, Rogério Bacalhau, critica ainda as exigências de entidades com parecer vinculativo, que acabam por limitar a estratégia do seu executivo.

“Não é um problema da Câmara Municipal de Faro, é um problema institucional, ao fim ao cabo, de todos os municípios. Nós já tivemos a fase dolorosa de discussão disto e agora apresentamos o PDM que é aquele que é possível, não é aquele que nós gostaríamos de ter”, resumiu o autarca.

O PDM de Faro foi originalmente aprovado em 1995 e o procedimento de revisão iniciado em 2016, num processo lento que Rogério Bacalhau justifica com o número de entidades da administração central envolvidas e o poder que têm em mãos.

“Há mais de 40 entidades a dar parecer sobre o PDM, em que grande parte delas, pelo menos um terço, [tem parecer] vinculativo. Nós tivemos a segunda reunião de concertação em agosto de 2021 e houve quatro entidades que deram parecer negativo”, disse o autarca eleito por uma coligação liderada pelo PSD.

Segundo Rogério Bacalhau, só agora, dois anos depois, é que se conseguiu “que essas entidades dissessem aquilo que queriam pôr lá para poder ser aprovado”, lamentou.

O autarca manifestou estar “muito dececionado”, porque tinha “outra ideia” sobre o PDM: “Infelizmente, não é o município propriamente que faz o PDM. Nós temos o trabalho e a obrigação, mas depois quem manda nas regras que lá estão não somos nós”.

Rogério Bacalhau considerou, ainda, que o processo “está mal concebido”, porque o PDM tem de respeitar as regras de planos que “já deviam estar revistos” pela administração central, como o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa, da Orla Costeira Vilamoura/Vila Real de Santo António ou o Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve.

“Para a administração local há prazos para fazer isto, infelizmente, para a administração central não há”, sublinhou, constatando que, quando “a administração central cumprir a sua obrigação” e revir aqueles planos, o PDM de Faro ficará “desatualizado” e “em contradição com algumas normas”.

Face a estas limitações, a estratégia do executivo liderado por Rogério Bacalhau de “alargar os perímetros urbanos” para poder disponibilizar mais terrenos para habitação a custos controlados, acabou por não avançar.

Também casos de edificação dispersa, com habitações de famílias que têm pequenas atividades económicas, vão ficar por regularizar: “Não nos deixaram, na prática, resolver esses problemas”, alegou.

Entre as principais mudanças, há a introdução do conceito de cidade alargada, que juntará, “de forma contínua”, o núcleo urbano da cidade de Faro ao de Montenegro e Gambelas, numa freguesia do concelho em que estão situados o aeroporto e um polo da universidade.

O PDM revisto define também a construção de uma estação intermodal, no Patacão, junto à Estrada Nacional (EN) 125, de um Parque de Feiras e Exposições entre Faro e Patacão, e o alargamento da plataforma logística onde já existe o Mercado Abastecedor da Região de Faro, na freguesia de Estoi.

“Estão são, de alguma forma, três estruturas estratégicas para o posicionamento de Faro relativamente ao Algarve, mas também para criar melhores condições” de mobilidade, instalação industrial e fruição em termos culturais”, destacou.

Depois da discussão pública e da análise das participações, o documento deverá ser levado a votação em reunião de câmara e em assembleia municipal no primeiro trimestre de 2024.

Leia também: Câmara de Faro vai apresentar proposta de revisão do PDM

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cristiano Ronaldo. Crédito: FIFA
Desporto Nacional

“A aura e a lenda que Cristiano Ronaldo é já não existe”: Ronaldo criticado por antigos jogadores após adeus aos Mundiais

13:22 8 Julho, 2026 12:52 8 Julho, 2026 | João Luís

Antigos jogadores criticaram Cristiano Ronaldo após a eliminação de Portugal no Mundial 2026 e questionaram o seu impacto na seleção

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve Economia

Câmara de VRSA reafirma gestão rigorosa após melhoria das contas

14:15 8 Julho, 2026 12:54 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Apesar de continuar em situação de rutura financeira, VRSA registou uma evolução favorável nos principais indicadores

Algarve Economia Tech

Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal

08:10 8 Julho, 2026 08:05 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sistema reúne colheitas, qualidade, armazém, vendas, faturação e rastreabilidade por código QR num só lugar

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Avião da SATA.
Nacional

Avião da SATA com 136 passageiros saiu de Ponta Delgada rumo a Toronto mas teve de aterrar de emergência na Terceira

12:29 8 Julho, 2026 12:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após a deteção de fumo e odores a bordo, um avião da SATA que seguia para Toronto teve de aterrar de emergência na ilha Terceira

Cultura Europe Direct Algarve

Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas

12:50 8 Julho, 2026 12:32 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto INTREPIDA promove cooperação entre Andaluzia, Algarve e Alentejo e apoia empreendedorismo feminino

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Javali.
Europa

Javali invade lar de idosos em Espanha e uma funcionária de limpeza ficou ferida

14:00 8 Julho, 2026 13:24 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foi pela porta do ginásio que um javali entrou num lar de idosos em Espanha, tendo ferido uma funcionária numa perna e na anca

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Cristiano Ronaldo. Crédito: FIFA
Desporto, Nacional

“A aura e a lenda que Cristiano Ronaldo é já não existe”: Ronaldo criticado por antigos jogadores após adeus aos Mundiais

13:22 8 Julho, 2026 12:52 8 Julho, 2026 | João Luís

Antigos jogadores criticaram Cristiano Ronaldo após a eliminação de Portugal no Mundial 2026 e questionaram o seu impacto na seleção

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve, Economia

Câmara de VRSA reafirma gestão rigorosa após melhoria das contas

14:15 8 Julho, 2026 12:54 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Apesar de continuar em situação de rutura financeira, VRSA registou uma evolução favorável nos principais indicadores

Algarve, Economia, Tech

Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal

08:10 8 Julho, 2026 08:05 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sistema reúne colheitas, qualidade, armazém, vendas, faturação e rastreabilidade por código QR num só lugar

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Avião da SATA.
Nacional

Avião da SATA com 136 passageiros saiu de Ponta Delgada rumo a Toronto mas teve de aterrar de emergência na Terceira

12:29 8 Julho, 2026 12:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após a deteção de fumo e odores a bordo, um avião da SATA que seguia para Toronto teve de aterrar de emergência na ilha Terceira

Cultura, Europe Direct Algarve

Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas

12:50 8 Julho, 2026 12:32 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto INTREPIDA promove cooperação entre Andaluzia, Algarve e Alentejo e apoia empreendedorismo feminino

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Javali.
Europa

Javali invade lar de idosos em Espanha e uma funcionária de limpeza ficou ferida

14:00 8 Julho, 2026 13:24 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foi pela porta do ginásio que um javali entrou num lar de idosos em Espanha, tendo ferido uma funcionária numa perna e na anca

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Moncarapacho recebe noite de humor, música e tradição com “Boa Esperança em… Revista”
    Moncarapacho recebe noite de humor, música e tradição com “Boa Esperança em… Revista”
  • Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime
    Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime
  • Câmara de VRSA reafirma gestão rigorosa após melhoria das contas
    Câmara de VRSA reafirma gestão rigorosa após melhoria das contas
  • Javali invade lar de idosos em Espanha e uma funcionária de limpeza ficou ferida
    Javali invade lar de idosos em Espanha e uma funcionária de limpeza ficou ferida
  • Quem são os “therians”: pessoas que dizem identificar-se como animais não humanos ganham visibilidade no TikTok
    Quem são os “therians”: pessoas que dizem identificar-se como animais não humanos ganham visibilidade no TikTok

Opinião

  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal