A dor nas costas e alguns problemas digestivos muitas vezes estão relacionados com a postura inadequada. Julie Jennings, terapeuta ocupacional, citada pelo Notícias ao Minuto, partilha um teste rápido para identificar a má postura em apenas um minuto.
“Comece por ficar de pé, com a parte de trás da cabeça encostada a uma parede e coloque os calcanhares a cerca de 15 centímetros de distância da parede, com as nádegas e os ombros a tocar na superfície”, conta Julie à mesma fonte.
Caso a sua postura esteja correta, “a distância entre o pescoço e a parte inferior das costas deve ser inferior a cinco centímetros da parede”. Se tiver uma “distância maior indica má postura e uma coluna vertebral curvada”.
Além disso, Dan Ginader, fisioterapeuta, citado pela mesma fonte, sugere alguns exercícios simples baseados no The McKenzie Method para aliviar dores nas costas. Esses exercícios podem ser realizados na cama para proporcionar conforto. Estar deitado nesta posição ajuda a esticar as costas com tudo apoiado.
Depois, a segunda posição envolve apoiar-se nos cotovelos para obter uma “extensão extra”, seguida de mini flexões, mantendo as pernas no chão, explica.
Logo a seguir chega o momento de fazer uma “rotação suave”. “Deitado de costas, pegue nos joelhos e baixe-os para um lado até sentir um alongamento suave”, diz.
Mantenha-os assim durante “cerca de um segundo e passe para o outro lado”. É importante que mantenha uma intensidade ligeira ao fazer os exercícios. Repita isto cerca de 10 ou 20 vezes.
Já o quarto movimento é denominado de: “deslizamentos do nervo ciático”. Muitas vezes as dores nas costas “são causadas por uma pressão excessiva no nervo ciático”. Basta fletir da perna, em direção ao teto, enquanto está deitado de costas, com as mãos na parte de trás do joelho. Repitir 15 vezes com cada perna.
No último exercício é aconselhado a “estender as costas usando pontes (empurrando a pélvis para cima com os joelhos dobrados e os pés assentes no chão)”, o que “liberta quaisquer tensões ou nervos presos”.
Estas práticas simples podem fazer a diferença na postura e no alívio das dores nas costas, promovendo uma melhor qualidade de vida. É importante realizar os exercícios com intensidade leve e repeti-los regularmente para obter os benefícios desejados.
Leia também: Dê uma vista de olhos na carteira. Há uma moeda rara de 2€ que pode valer mais de 2.500€