Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Economia, Sociedade

Passa a ser proibido alojamento local em prédios de habitação. Acórdão uniformizado pelo Supremo Tribunal

A medida vai abranger todas as explorações atuais de alojamento local e vai gerar “uma avalanche de processos”.

12:46 21 Abril, 2022 18:22 22 Abril, 2022 | Expresso

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decretou que passa a ser proibida a coexistência de focos de habitação permanente e temporária (para fins turísticos) no mesmo edifício. “No regime da propriedade horizontal, a indicação no título constitutivo de que certa fração se destina a habitação deve ser interpretada no sentido de nela não ser permitida a realização de alojamento local”, lê-se no acórdão unificador a que o jornal “Público” teve acesso.

A medida vai abranger todas as explorações atuais de alojamento local, independentemente da data de autorização. Por isso, a decisão do Supremo vai gerar uma “avalanche” de processos a pedir o seu encerramento.

O acórdão do Pleno das Secções Cíveis do STJ foi assinado a 22 de março e surge após decisões judiciais díspares.

Alojamento Local: “Este acordão revela um total desconhecimento sobre o assunto e põe em causa todo o sector”

O Tribunal da Relação do Porto acolhe os argumentos de quem se sente prejudicado pelo acesso de estranhos a garagens e prédios, de barulho fora de horas ou de sujidade e desgaste de partes comuns.

Já o de Lisboa, valida a perspetiva dos que consideram ter o direito de afetar as frações de que são proprietários a outra finalidade que não a habitação permanente.

  • Veja AQUI o acórdão completo uniformizado pelo Supremo Tribunal que tanta polémica está a gerar.
IL quer a clarificação da lei para que negócios de alojamento local se possam manter
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL
Supremo Tribunal: Decisão do alojamento local ser proibido em prédios de habitação não assusta sector
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • O simulacro de uma nova divisão administrativa (NUTS): Interesse Nacional ou do Partido Socialista? | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
    O simulacro de uma nova divisão administrativa (NUTS): Interesse Nacional ou do Partido Socialista? | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
  • Ronaldo “feliz” pela estreia a marcar na Liga saudita impedindo descida para o segundo lugar [vídeo]
    Ronaldo “feliz” pela estreia a marcar na Liga saudita impedindo descida para o segundo lugar [vídeo]
  • Português detido em navio carregado com 5,4 toneladas de haxixe perto da Ilha Cristina, Huelva
    Português detido em navio carregado com 5,4 toneladas de haxixe perto da Ilha Cristina, Huelva
  • Vem aí dez dias de perturbações na circulação ferroviária devido a greves, alerta CP
    Vem aí dez dias de perturbações na circulação ferroviária devido a greves, alerta CP
  • Estados Unidos afirmam ter sido detetado um segundo balão espião sobre a América Latina
    Estados Unidos afirmam ter sido detetado um segundo balão espião sobre a América Latina

Opinião

  • Um ano de Bom Governo | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
    Um ano de Bom Governo | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
  • Fábrica Júdice Fialho de Ferragudo, Lagoa | Por Luís de Menezes
    Fábrica Júdice Fialho de Ferragudo, Lagoa | Por Luís de Menezes
  • Língua Portuguesa, antigos e novos caminhos | Por Jorge Queiroz
    Língua Portuguesa, antigos e novos caminhos | Por Jorge Queiroz
  • A inteligência artificial promete destabilizar o mundo da fotografia e da arte | Por Mauro Rodrigues
    A inteligência artificial promete destabilizar o mundo da fotografia e da arte | Por Mauro Rodrigues
  • O Algarve de Costa-a-Costa: Ouro sobre Azul na Igreja de São Lourenço de Almancil | Por Paulo Larcher
    O Algarve de Costa-a-Costa: Ouro sobre Azul na Igreja de São Lourenço de Almancil | Por Paulo Larcher
  • A Purga | Por Maria João Neves
    A Purga | Por Maria João Neves
  • O Segundo Coração, de Bruno Vieira Amaral | Por Paulo Serra
    O Segundo Coração, de Bruno Vieira Amaral | Por Paulo Serra
  • Como tem evoluído a abordagem da figura humana nas artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus
    Como tem evoluído a abordagem da figura humana nas artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve