A paróquia de Pêra vai promover no domingo uma recriação ao vivo da via-sacra, representando os últimos passos da vida de Jesus Cristo, nas ruas da localidade do concelho de Silves, anunciou a diocese do Algarve.
A iniciativa, coorganizada pela Comissão de Festas da Paróquia de Pêra e pela Instituição Particular de Solidariedade Social do Centro Paroquial da localidade, está marcada para as 21:00 e o percurso começa no Largo 25 de abril, precisou a mesma fonte.
A recriação tem como parceiros a Câmara de Silves e a União das Freguesias de Alcantarilha e Pêra e será realizada com a colaboração de cerca de 200 voluntários, tendo o percurso uma distância de mais de um quilómetro e a recriação uma duração prevista de duas horas, referiu a diocese.
A via-sacra vai recriar 10 cenas dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, “sendo a primeira delas a ‘Última Ceia’ e a última o ‘Calvário’ e a ‘Ressurreição’”, antecipou, sublinhando que o evento é aberto à população, mas que quem quiser ajudar, pode contribuir para financiar a iniciativa.
Via-sacra ao vivo motiva cortes de trânsito
O Município de Silves informa em comunicado que devido à realização da “Paixão de Cristo – Via-Sacra ao Vivo”, estarão encerradas à circulação automóvel das 20;00 do dia 23 de março até às 24:00 do dia 24 de março os seguintes arruamentos: Largo 25 de Abril, Largo de S. Francisco, Rua de S. Francisco, Rua do Poço, Rua Vasco da Gama, Largo 1.º de Maio, Rua Infante D. Henrique, Rua João de Deus e Rua Castilho ou Areais, em Pêra.
A realização desta recriação dos últimos momentos da vida de Cristo provocará, ainda, o corte de trânsito e a proibição de estacionamento na Rua António Mascarenhas Cochado (da Igreja Matriz até ao Largo 25 Abril), desde o dia 21 de março até às 13:00 do dia 25 de março devido à montagem, ocupação e desmontagem de palco (sendo apenas permitido o trânsito local) e nas ruas Antero de Quental e Rua do Mercado (utilizadas apenas como passagem de emergência).
A autarquia pede “a compreensão e a colaboração de munícipes, residentes, automobilistas e visitantes, que muito contribuirá para a continuação do sucesso desta recriação que reúne, bianualmente em Pêra, milhares de visitantes que se deslocam a esta vila em tempo de Quaresma, para viver a ‘Via Sacra ao Vivo'”.
Leia também: Silves entrega bolsas de estudo a alunos universitários do concelho