A pandemia levou a que 68% das mulheres gastem menos com despesas diárias, por receio de não ter dinheiro suficiente para ter uma reforma confortável, quando, em 2019, este valor se situava nos 79%, revelou hoje um estudo da Intrum.
O ECPR – European Consumer Payment Report concluiu também que 28% das mulheres portuguesas afirma não pagar uma ou mais contas nos prazos, nos últimos 12 meses, tratando-se do valor mais baixo comparado com a média europeia, que é de 32%.
“No que diz respeito a poupar dinheiro mensalmente, o estudo da Intrum demonstra que 82% das mulheres poupa dinheiro mensalmente, e uma das principais razões para o fazerem é para responder a eventuais despesas imprevistas. Ainda assim, 25% revela já ter tido necessidade de pedir dinheiro emprestado para pagar contas, sendo que a média europeia é de 22%”, disse a empresa, em comunicado.
Para Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal, “o dia Internacional da Mulher celebra-se a 8 de março e a Intrum procurou analisar o comportamento das consumidoras portuguesas no último ano, nomeadamente, compreender de que forma responderam à pandemia COVID-19. O estudo ECPR revela que, com a pandemia, 61% das mulheres considerou necessário cortar em gastos “não essenciais” e 29% considerou procurar um trabalho adicional ou um part-time de forma a combater a pandemia que enfrentava”.
Em resposta à crise, 68% das mulheres afirmam gastar menos dinheiro com despesas diárias, como transporte público e refeições fora.
Para além disso, 54% afirma ter receio que o seu rendimento seja afetado pela covid-19 e por isso valorizam mais a segurança financeira
Sobre a Intrum
A Intrum é a empresa líder na indústria de Serviços de Gestão de Crédito, com presença em 24 mercados na Europa.
A Intrum ajuda as empresas a prosperar, oferecendo soluções para melhorar os fluxos de caixa e a rentabilidade a longo prazo, cuidando dos seus clientes. Garantir que consumidores e empresas tenham o apoio necessário para se libertarem de dívidas é uma parte importante da missão da empresa.
A Intrum conta com mais de 10.000 colaboradores dedicados e empáticos que servem cerca de 80.000 empresas em toda a Europa. Em 2019, a empresa gerou receitas no valor de 1.522 milhões de euros.
A Intrum está sediada na Suécia e está cotada na bolsa Nasdaq Estocolmo. Em Portugal desde 1997, a Intrum tem mais de 250 colaboradores. Para mais informações, por favor visite www.intrum.pt