Cada vez mais, os carros elétricos fazem parte das opções de mobilidade no quotidiano dos portugueses, seja através das deslocações em veículos privados, seja através dos múltiplas ofertas do serviço de ‘carsharing’, disponíveis nas grandes cidades portuguesas.
Atualmente, os consumidores encontram à sua disposição um conjunto de incentivos para a compra deste tipo de veículo:
● Apoio financeiro até € 3.000, para clientes particulares, e até € 2.000, para empresas;
● Clientes privados: isenção do Imposto Único de Circulação (IUC) e isenção do Imposto sobre Veículos Automotores (ISV).
● Clientes Empresas: isenção de tributação no IRC e dedução do IVA.
Se está a pensar em adquirir um carro elétrico deve ter em conta que a sua utilização vai ter impacto sobre a fatura de eletricidade. Por isso mesmo, a Selectra – especialistas na comparação de tarifas de eletricidade e gás – realizou um estudo que demonstra o incremento do valor a pagar na fatura de eletricidade com a utilização no quotidiano de um dos carros elétricos do top 3 dos mais vendidos em Portugal.
● Nissan Leaf
● Renault ZOE
● BMW i3 Series
Carregar um carro elétrico em casa
Desde logo, a Selectra considera o exemplo de um agregado familiar, com uma potência elétrica contratada de 6,9 kVA. Considerando que a utilização do veículo elétrico supõe um incremento do consumo energético mensal que necessariamente ultrapassaria os 100 kWH, fica desde logo elegível para a adicionar 23% de IVA aos cálculos na sua fatura. Finalmente, importa então saber quais os ciclos horários em que lhe compensa mais e menos efetuar os carregamentos necessários para deslocar-se entre casa e o trabalho, ao longo do mês. Igualmente, vejamos quais os modelos de automóveis que supõem um maior incremento no valor a pagar pela fatura energética.
Renault Zoe
Este modelo oferece uma bateria de 40 kWh e uma autonomia de até 350 km. No exemplo clássico em que o movimento pendular casa-trabalho diário se aproxima dos 30 km, a utilização deste modelo elétrico para esse efeito exigiria cerca de dois carregamentos por mês (1,89 carregamentos) .
Para os consumidores que optam por uma tarifa simples, cujo preço é fixo durante um único ciclo horário, o custo do carregamento seria de aproximadamente 6€, sem impostos, e de aproximadamente 7,50€, com 23% de IVA incluído, ou seja, um total de aproximadamente 14€/mês, quando contabilizamos os dois carregamentos mensais.
Pelo contrário, para os consumidores com uma tarifa tri-horária, com os ciclos horários Pontas, Cheias e Vazio, o preço a pagar pelos carregamentos variará em função da hora escolhida para o efeito. No período mais económico, o vazio (22h00 às 8h00), o carregamento completo deste carro elétrico, custará em torno dos 4,77€, ascendendo as duas recargas a aproximadamente 9€.
No período intermédio, durante os ciclos horários Cheias (das 8h00 às 10h30; das 13h00 às 19h30; das 21h00 às 22h00), o valor a pagar pelos dois carregamentos ascende a €14,55. Claramente, deve evitar-se a todo o custo a realização dos carregamentos nos períodos horários mais caros, dado que o custo agregado poderá ascender a €25,99, ou seja, o triplo de fazê-lo nos períodos horários mais económicos.
Nissan Leaf
Este veículo oferece uma autonomia de 270 km e uma bateria de 40 kWh. Tendo em conta o exemplo do movimento pendular anteriormente referido de aproximadamente 30 km diários, com este modelo seriam necessários 2,44 carregamentos para realizar tais deslocações.
Isto significa que no caso dos consumidores com as tarifas simples, o custo a pagar ao final do mês rondaria aproximadamente os €18.
Pelo contrário, se o utilizador possui uma tarifa tri-horária e carrega o veículo à noite, durante o período mais barato, o valor a pagar mensalmente ficaria em torno dos €11,65 relativamente a uns cerca de €33 que pagaria por tais carregamentos no período horário mais caro e aproximadamente €19 durante o período intermédio.
BMW Serie i3
Este automóvel tem uma autonomia de 310 km e uma bateria de 37,9 kWh. Dentro do mesmo exemplo, o consumidor realizaria 2,13 carregamentos para poder realizar as suas deslocações mensais.
Caso tenha uma tarifa simples, o custo rondará os €15 mensais. Pelo contrário, com uma tarifa tri-horária, o carregamento durante o período mais barato rondará os €9,62 em contraposição com os €15,56 para os dois carregamentos no preço intermédio e cerca de uns €27, durante o período mais caro.
Carregamento do veículo elétrico num ponto carregamento público
Podemos distinguir dois tipos de carregamentos públicos em função da potência: Carregamento semi-rápido e rápido.
No primeiro, podemos fazê-lo dentro de um centro comercial ou num parque de estacionamento, e deverá tardar umas duas horas, enquanto a segunda encontra-se nas estações de serviço, onde a potência oferecida costuma ser entre os 46 W e os 150w, pelo que o tempo médio de carregamento costuma ser, aproximadamente, entre 30 min e 60 min.