A terceira edição do Orçamento Participativo do Município de Loulé vai decorrer entre 4 e 31 de Maio, projecto que tem como slogan “No nosso Concelho, todos contam. Participe!”.
À semelhança dos anos anteriores, o Orçamento Participativo 2016, na sua fase de apresentação e recolha de propostas, vai decorrer através de 11 sessões/assembleias participativas pelas freguesias do concelho, com a seguinte calendarização, sempre às 21 horas, excepto no Ameixial que será às 15: Querença, dia 4 de Maio, Casa do Povo; Tôr, 11, Sociedade Recreativa Torense; Benafim, 13, Sport Clube de Benafim; Alte, 16, Casa do Povo; S. Sebastião, 18, Sociedade Recreativa do Parragil; Quarteira, 19, Centro Autárquico; Ameixial, 21, Junta de Freguesia; Almancil, 23, Escola EB2,3 Almancil; Salir, 25, Salão da Junta de Freguesia; S. Clemente, 27, Sala da Assembleia Municipal de Loulé; e Boliqueime, 31, Escola EBI.
Nesta terceira edição do Orçamento Participativo, a verba disponível para projectos de investimento propostos por parte dos cidadãos e munícipes será a mesma do que na edição de 2015, ou seja, 600 mil euros.
Em cada uma das 11 sessões/assembleias participativas apenas podem ser apresentadas propostas de investimento relativas à área territorial das freguesias ou localidades em questão.
Propostas recolhidas serão votadas pela população
Após este período, as propostas recolhidas serão objecto de uma análise técnica com vista a definir as 33 propostas finais que serão colocadas à votação por parte da população.
“Numa fase em que a maioria dos projectos mais votados na edição de 2014 estão concluídos, e os de 2015, em fase de início do seu ciclo de execução, é aposta do executivo camarário continuar o processo de consolidação do projecto do Orçamento Participativo no Município de Loulé”, explica a autarquia de Loulé em nota de imprensa.
De salientar que o Orçamento Participativo é, em grande medida, um instrumento de participação dos cidadãos na gestão da Câmara de Loulé, que tem como objectivo principal contribuir para uma participação informada, activa e responsável por parte dos munícipes nos processos de governança municipal.
Mais informações disponíveis em www.cm-loule.pt, www.facebook.com/oploule, através do email: [email protected] ou do telefone 289 400 829.