A Assembleia Municipal de Monchique, no Algarve, aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024, no valor de 24 milhões de euros, que prevê o aumento do investimento em obras, anunciou a autarquia.
Os projetos aprovados “refletem a continuidade dos objetivos políticos, constituindo instrumentos de trabalho enquadrados nas reais necessidades da população de Monchique, resultando no novo paradigma de gestão autárquica”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Monchique, o socialista Paulo Alves.
O orçamento para 2024, as grandes opções do plano e o mapa de pessoal do concelho algarvio significam um aumento de um milhão de euros em relação às contas de 2023, que foram de 23 milhões de euros.
A reunião da Câmara de Monchique tinha aprovado as propostas no dia 06 de dezembro, com quatro votos a favor (PS e CDS) e uma abstenção (PSD), tendo agora a Assembleia Municipal dado o seu apoio, com 12 votos a favor (PS e CDU) e cinco abstenções (PSD, CDS e independentes).
O executivo camarário compromete-se no próximo ano a “aumentar o investimento em obras e em diversos projetos, assinalados em diversas áreas da sociedade, bem como manter o compromisso assumido com os cidadãos”.
Em comunicado, a autarquia detalha “os projetos que irão ser concluídos e/ou iniciados” durante o próximo ano e que dão “continuidade” ao orçamento de 2023.
Entre eles, o novo centro de meios aéreos e da proteção civil (obra em conclusão); reabilitação da Escola EB 2,3 Manuel do Nascimento; implementação da eficiência energética nas piscinas e em outros edifícios municipais; reabilitação do Parque da Vila (centro de BTT, anfiteatro natural, dois parques Infantis, campo de padel, skate park, street workout, bar de apoio às piscinas e novo mobiliário urbano); recuperação da rede viária (estradas e caminhos municipais); recuperação do Parque de Estacionamento de S. Sebastião e habitação em Monchique e Marmelete.
Lei também: Conheça o novo passadiço de Monchique que tem uma ponte suspensa a 20 metros do chão