Pensar e preparar tudo com antecedência é uma das principais dicas para poupar nas férias, sem ter de comprometer o orçamento familiar durante o resto do ano.
Com base em investigações realizadas pela DECO, pelo Banco de Portugal e pela OCDE, foi possível verificar que a maioria da população portuguesa não tem o hábito de calcular o próprio orçamento familiar. Esta será a primeira falha a colmatar, quando se pretende realizar uma gestão mais eficaz dos rendimentos disponíveis e preparar um período como os de férias.
A pensar no orçamento das famílias que estão a organizar as férias, aqui ficam conselhos de poupança e dicas para conseguir diminuir os encargos durante os dias de lazer:
– Comece por elaborar o seu orçamento familiar, de forma a compreender como pode definir as suas férias sem um fardo financeiro demasiado elevado e definitivamente sem recorrer a crédito ou mesmo ao subsídio de férias.
– Poderá optar por férias em família ou entre amigos. Assim, poderá dividir os custos das viagens e do alojamento.
– Pode optar por alojamentos em apartamentos, em detrimento dos hotéis mas, reserve com antecedência.
– Se ficar alojado num apartamento, efectue as suas refeições em casa – para tal, poderá efectuar um planeamento das refeições para uma única ida ao supermercado eficaz em termos de tempo e dinheiro;
– Equacione destinos menos turísticos e, consequentemente, mais económicos;
– Pode fazer reservas pela internet e aproveitar os descontos e as promoções de última hora.
Não derrapar com os gastos das férias está nas mãos dos consumidores. Planear e organizar as férias com antecedência e sem pressas é o primeiro passo para gastar apenas aquilo que está dentro do seu orçamento familiar.
Se necessitar de ajuda para efectuar o seu orçamento de férias ou tiver alguma dúvida que pretenda esclarecer pode remeter o seu pedido para o seguinte email: [email protected].